terça-feira, 20 de setembro de 2011

Qualidade não é utopia!

            Por Thamara Layla,
           Estudante da UFMA e da Anel Maranhão

   No último dia 13 de Setembro marcou-se o inicio da campanha "Chega de Sufoco" na UFMA (Universidade Federal do Maranhão, da qual sou graduanda). Trata-se de um projeto de lei de iniciativa popular que tem por objetivo recolher 30 mil assinaturas para apresentar-se à Camara Municipal visando melhoria do transporte público na capital Maranhense. De posse do título de eleitor, cada cidadão com domicilio eleitoral em São Luís poderá participar. Em são Luis, vive-se uma crise de mobilidade e com a proximidade do período eleitoral, circula já na televisão algumas propagandas com autoria da Prefeitura de São Luís, a qual se vangloria do aumento na frota de ônibus e melhoria no calçamento das vias urbanas, contudo ao contrário da ampla divulgação da mídia, observa-se a precarização do transporte público e dos terminais integrados como durante a hora do rush – em vez de uma fila de embarque, uma sucessão de empurra-empurra desenfreado, filas quilométricas e aglomeração de pessoas nas portas do coletivo, sem oferecer espaço aos passageiros que desembarcam.
    Os ônibus da linha urbana e da linha zona rural encontram-se sucateados, sem espuma no assento, barras de apoio, vidros da janela entre outros, o próprio ônibus da linha CAMPUS-UFMA é o retrato do descaso. Eu como estudante o ultilizo todos os dias para chegar até a UFMA e conto as vezes em que fui sentada em uma poltrona, no entanto já perdi as contas de quantas vezes fui em pé ou rente a porta. Não muito dificil oberva-se também os portadores de necessidades especiais que sequer podem embarcar, uma vez que a maioria dos coletivos além de antigos não possuem acessibilidade, inclusive o CAMPUS-UFMA.
    Nesse sentido, exigimos a melhoria do transporte coletivo à população de São Luis que não pode mais aceitar o desrespeito por parte de governantes e empresários. Quem sabe faz a hora. Dê aval a este abaixo-assinado e faça sua parte, a pressão da sociedade organizada sobre o poder público pode fazer a mudança, transporte público de qualidade não é utopia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário