VII
ASSEMBLEIA DA ANEL
PROPOSTAS
E ENCAMINHAMENTOS
GD DE MOVIMENTO ESTUDANTIL E EDUCAÇÃO
ü Articular
as instituições de ensino (públicas, privadas e secundárias) a fim de
fortalecer os debates políticos acerca da Educação, condições atuais de ensino público
e privado;
ü Promover
a Semana do Calouro da ANEL que fomente o debate sobre as temas propostos por
estudantes, promovendo a sua integração em diversas instituições a fim de
apresentar a entidade;
ü Debater
sobre a descriminalização das Drogas;
ü Debater
sobre a implantação do curso de Medicina nos campi de Pinheiro e Imperatriz/Ma, refletindo sobre os limites e
possibilidades da implementação do REUNI;
ü Elaborar
uma nota de Apoio e Solidariedade aos companheiros da Chapa 1 –Unidade para Lutar do SindEducação;
ü Lançar
uma campanha que vise democratizar os espaços universitários e combater o
autoritarismo vigente, debatendo a organização política na UFMA;
ü Publicizar
as campanhas e bandeiras de luta da ANEL nas redes sociais e via SMS, bem como
a promoção da cartilha On-Line da ANEL;
ü Debater
sobre os recursos federais investidos nas instituições de ensino;
ü Fomentar
debates sobre a Assistência Estudantil nas Universidades Públicas, discutindo
sobre a insuficiência de investimentos neste setor (Ausência de Moradia
Estudantil, RU gratuito, transporte no Campus aos finais de semana, bem como o
aumento de sua frota, Bolsas-Trabalho, creches na universidade, entre outros);
ü Debater
sobre a precarização dos trabalhadores (técnicos e terceirizados);
ü Lutar
pela melhoria e ampliação do RU: propostas de melhorias na alimentação
fornecida pelo R.U, funcionamento durante as férias, bem como lutar pelo
fornecimento de sucos naturais e café durante as refeições, contra a
privatização do RU;
ü Debater
sobre o PNE (Plano Nacional de Educação) a fim de esclarecer os seus impactos
sobre a educação;
ü Debater
sobre a segurança nos campi, lutar
por mais iluminação, reivindicar a promoção de concursos públicos para guardas
de ambos os sexos, contra a intervenção da polícia militar dentro do campi;
ü Divulgar
as atividades desenvolvidas nas universidades que perpassam pelo tripé ensino,
pesquisa e extensão à toda sociedade;
ü Debater
sobre o Projeto Rádio ANEL (Nacional e Estadual);
ü Debater
sobre o Plano nacional de banda larga;
ü Escrever
uma nota denunciando o autoritarismo de Natalino Salgado e reivindicando mais
democracia na universidade.
GD
MOVIMENTOS SOCIAIS, QUESTÃO URBANA E OPRESSÕES.
ü Construir
a marcha da periferia, participando de seus debates e atividades;
ü Construir
um ato junto a outras entidades em favor dos guarani-kaiowá e das comunidades
tradicionais no dia 09 de novembro como parte das atividades nacionais;
ü Realizar
uma atividade com as temáticas abordadas na marcha da periferia: Faxina étnica
e os despejos forçados;
ü Realização
de atividades sobre a questão das cotas raciais;
ü Debater
sobre a saúde da mulher englobando o tema aborto e suas consequências;
ü Realização
do 1º seminário da diversidade sexual na UFMA;
ü Realização
de uma atividade que debata transporte público e mobilidade urbana em São Luís;
ü Debater
sobre a meia passagem e meia-entrada em eventos e atividades culturais;
ü Promover
o baile de resistência negra junto a outras entidades;
ü Promover
oficina de blogs além de dar visibilidade ao movimento Vinhais velho;
ü Fortalecer
as Rodas de Debate sobre as opressões, mobilizando diversos setores da
sociedade, dentre eles, estudantes do setor privado e secundaristas;
ü Realizar
um levantamento sobre as comunidades sujeitas a despejos forçados em São Luís,
culminando na produção de um documento;
ü Debater
sobre o meio ambiente ( Código
Florestal, Reforma Agrária, Povos afetados pelos grandes empreendimentos);
ü Participar
do conselho municipal de juventude;
ü Escrever
uma nota sobre os dois anos do assassinato do quilombola Flaviano Pinto Neto.