quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Transporte Coletivo e a luta pelo Passe Livre!

O dia 26 de outubro é considerado O Dia Nacional de Luta pelo Passe Livre. Foi o dia em que um projeto de lei de iniciativa popular do passe livre (com cerca de 20 mil assinaturas) foi votado na Câmara de Vereadores de Florianópolis. É uma data simbólica que traz o debate sobre o precário acesso ao transporte coletivo e a necessidade da luta pelo passe livre.
O transporte coletivo é considerado um direito e um serviço público de caráter essencial, é um direito que deveria garantir o acesso à saúde, lazer, trabalho, educação. É um meio indispensável para o acesso à cidade nos grandes centros onde a segregação urbana tornam bem longas as distancias a serem percorridas na cidade. Dessa forma, quanto mais distante do centro, menos a população tem acesso ao transporte coletivo público e de qualidade. Os sistemas de transportes coletivos não foram construídos visando garantir a mobilidade urbana para a população.
É mais um direito transformado em mercadoria, onde se cobram tarifas cada vez mais exorbitantes por um transporte cada vez mais precarizado pela lógica do lucro. Em praticamente todas as cidades brasileiras o serviço de transporte coletivo urbano é operado pela iniciativa privada, resultando daí tarifas de ônibus cada vez mais inacessíveis.
Grandes empresas de ônibus têm monopolizado o serviço do transporte coletivo, que tem sido fonte de muito dinheiro para os empresários e um grande meio de barganha para as prefeituras e governos, que tem suas campanhas eleitorais financiadas pelos empresários dos transportes. Diante dessa lógica, o lucro gerado por essa rede de trocas, significa ônibus lotado, poucas linhas, poucos horários, altas tarifas e salários baixos para os trabalhadores do transporte coletivo. Precisamos dessa forma, pensar em direito e acesso para a toda a população. Transporte público deve ser aquele que não exclui. Dessa forma, para alem de pensar em  combater as tarifas abusivas, precissamos avançar para um debate ainda maior, a luta pelo passe livre!
O passe livre é uma realidade já em algumas cidades do país, como por exemplo o Rio de Janeiro. Foi um direito conquista à custas de grandes lutas e mobilizações da juventude e dos trabalhadores. O passe livre para estudantes e trabalhadores desempregados é uma responsabilidade do Estado. É uma forma importante de garantir o acesso à educação, saúde, lazer e trabalho. A juventude tem protagonizado grandes mobilizações contra o aumento da tarifa e pelo passe livre. Exemplo foi o que aconteceu no mês de setembro em Teresina, onde cerca de 20 mil pessoas foram para as ruas e não se calaram diante do aumento da passagem. Precisamos tomar essas lutas como exemplo e tomar as cidades na luta pelo Passe livre e pela estatização completa do transporte público.

Venha para a V Assembléia da ANEL Maranhão!

Neste dia 29 de outubro a ANEL Maranhão estará realizando sua V Assembléia Estadual. Fazemos o chamado pra a juventude discutir e se armar contra as políticas privatizantes que tem cada vez mais retirado os direitos dos trabalhadores e da juventude. Será a partir das 08:30 no Sindicato dos Bancários do Maranhão. Dentre outras coisas estaremos discutindo a questão do transporte coletivo e passe livre. Temos que exigir do governo a emissão de uma lei federal que financie esse direito para os estudantes e os trabalhadores desempregados.
Contra o aumento das passagens de ônibus e pelo passe livre já! Para estudantes e desempregados! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário