quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Nota da ANEL em defesa da Ocupação Pinheirinho!

disponível em: www.anelonline.org

Nota da ANEL em defesa da Ocupação Pinheirinho!
Não à reintegração de posse! Em defesa da Ocupação Pinheirinho!

Nas últimas semanas, o pânico tomou conta dos mais de 9 mil moradores da Ocupação Pinheirinho, em sua maioria mulheres, crianças e idosos. Desde 2004, a ocupação existe por conta do grande déficit habitacional que existe em São José dos Campos. Por falta de políticas públicas que garantam a moradia dessas famílias, ocuparam uma área até então abandonada da falida Selecta Naji Nahas.
Há poucas semanas, a juíza Márcia Faria Mathey Loureiro retomou o processo, há anos estagnado, de reintegração de posse do local, o que obrigaria desalojar mais de 2 mil famílias moradores da Ocupação. Desde então, os moradores estão em estado de alerta. No dia 5/01, uma mega operação militar foi realizada, com a justificativa que buscavam apreender drogas e foragidos da justiça, com uma clara ameaça à população.
A Ocupação Pinheirinho é parte da CSP Conlutas, central sindical e popular. É um exemplo de unidade entre o sindicato de metalúrgicos de São José dos Campos, filiado à central, e o movimento popular. Seus moradores sempre estão na luta, prestando todo o apoio e solidariedade às batalhas dos trabalhadores e da juventude. Estiveram presentes no I Congresso da ANEL, apoiando os estudantes.
A ação de reintegração de posse tem o apoio da Prefeitura, governo do Estado e federal. Representa um duríssimo ataque à população e a toda a resistência e luta que acumularam ao longo de 9 anos da Ocupação. Nesse momento, precisamos aglutinar o máximo de apoio e solidariedade aos companheiros do Pinheirinho. Não podemos deixar que se concretize a reintegração de posse, e para isso, será necessário unir esforços entre movimento sindical, popular e estudantil. A ANEL estará comprometida com a defesa da Ocupação Pinheirinho, e convoca todas as entidades estudantis a aprovarem a assinatura na Moção que segue abaixo.


MODELO DE MOÇÃO:

NÃO À REINTEGRAÇÃO! EM DEFESA DO PINHEIRINHO!
CHEGA DE INTIMIDAÇÃO E REPRESSÃO!

Na madrugada do dia (05/01) os moradores da Comunidade do Pinheirinho em São Jose dos Campos foram surpreendidos, por voltas da 05h30min da manhã. Uma mega operação policial foi implementada deixando a todos perplexos. Com a justificativa de que buscavam apreender drogas, armamentos e possíveis foragidos da justiça, a polícia impõe o pânico na comunidade.
Os moradores já vivem um clima de pânico desde que a Juíza Márcia Faria Mathey Loureiro determinou a reintegração de posse à massa falida da Selecta do megaespeculador Imobiliário, Naji Nahas. É no mínimo estranha a decisão da juíza já que a legalização da comunidade e a transformação do local em um bairro estavam encaminhadas e bem avançadas junto aos órgãos competentes, afinal cerca de duas mil famílias moram ali já há oito anos.
Apesar da justificativa oficial de busca e apreensão, o verdadeiro objetivo por trás desta mega operação policial realizada no Pinheirinho, é a intimidação da comunidade e a busca de justificativas para legitimar uma ação covarde de desocupação daquele terreno.
Repudiamos a decisão da juíza Márcia Faria Mathey Loureiro bem como esta atitude intimidatória dos órgãos de segurança pública. Solidarizamo-nos com a comunidade do Pinheirinho e exigimos do Governo Alckmin, responsável pela segurança pública no estado, que não autorize qualquer ação que vise a desocupação daquele terreno, hoje ocupado por trabalhadores e trabalhadoras que lutam para ter moradia. Assim irá evitar o que pode vir a ser uma verdadeira tragédia.

Endereços para envio:

Governador de SP: galckmin@sp.gov.br
Prefeito de SJC: gabinete@sjc.sp.gov.br
Secretaria Geral da Presidência da República: sg@planalto.gov.br
Com cópia para: secretaria@cspconlutas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário