CARTA CONVOCATÓRIA


 V ASSEMBLÉIA ESTADUAL DA ANEL MARANHÃO

Se a Educação não pode mais esperar, chegou a hora de lutar:
10% do PIB já! Não ao PNE do governo!

Vemos que o descaso do governo com a educação no país só aumenta. Porém as lutas seguem em curso em defesa da educação pública. A disposição que a juventude tem para lutar por melhores condições de infra-estrutura nas escolas e universidades, a exemplo do que aconteceu no país nos últimos meses é a mesma que tem para exigir do governo um financiamento real para a educação pública e o veto do PNE do Governo Dilma.

A bandeira pelos “10% do PIB para a Educação Já!” segue forte e esteve nas mobilizações mais recentes, como foi o caso do 15-O. Como também seguiu forte nas lutas dos trabalhadores dos correios, dos bancários e na forte greve (em curso) travada pelos professores dos Institutos Federais de todo o país.

Na situação de precariedade em que se encontra o ensino público no país cabe-nos uma tarefa: lutar! A juventude precisa está disposta e dar respostas a esse avançado processo.

Nas lutas específicas de cada estado os Comitês da Campanha dos 10% do PIB para a educação seguem fortes e agregam sempre outras lutas.

          Eu quero a meia-entrada por inteira! Passe-Livre Já!

Em São Luís – MA a juventude precisa dar uma resposta para a oligarquia e para o empresariado do transporte público. Enquanto segue a precarização do sistema de transporte da capital, com uma das mais altas tarifas do Nordeste, na mesma linha segue a venda do direito à meia-passagem e à meia-entrada em atividades culturais tendo como responsáveis entidades biônicas do movimento estudantil em São Luís.

No que tange à infra-estrutura, os terminais de integração não atendem a demanda, a frota continua a mesma e as vias não suportam a quantidade de veículos. No final das contas sempre sobra para os trabalhadores e para a juventude arcar do seu bolso a alta tarifa que após as eleições os prefeitos eleitos darão como retorno ao Sindicato das Empresas de Transporte.

Em outra situação, tornou-se comum ser barrado no cinema e em atividades culturais porque você não tem a carteira específica das entidades que vendem a um valor de R$20,00 e com prazo de validade de 6 meses. Um direito conquistado com muita luta, agora aos poucos é retirado da juventude ludovicense. É preciso lutar para que nosso direito não seja vendido!

A Anel convoca todos os lutadores para a sua V Assembléia Estadual no Maranhão do dia 29 de outubro, reforçando a Campanha pelos “10% do PIB pra Educação Já” e exigir melhores condições no transporte público e Passe-Livre para a juventude e trabalhadores desempregados!