quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Estudantes do "Colégio Coelho" Neto lutam em protesto por mais verbas para a educação!

                                                                                                                         
                                                                                                                                      
                                                                                                                                     Nelson Júnior
                                                                                              Executiva Estadual da ANEL Maranhão


Neste dia do estudante (11 de agosto), muito pouco teve-se a comemorar e sim reforçar a luta em defesa de uma educação pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada.
Essa foi a disposição que os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio "Coelho Neto" se colocaram a enfrentar. Um quadro que não difere da realidade nacional.
Inconformados com a situação da quadra de esportes de sua escola centenas de estudantes fecharam hoje a avenida que dá acesso a escola num ato de protesto e reivindicação mediante ao descaso do governo do estado. A situação do ginásio de esportes já permanece em condições precárias por pelo menos 4 anos e nenhuma resposta se teve a favor de uma reforma ou reestruturação deste local da escola. Depois de outras observações, os estudantes perceberam que a sala de vídeo, o laboratório de informática e outras dependências da escola estão em inviáveis condições de funcionamento.
A prática esportiva está inteiramente ligada tanto ao lazer escolar como ao processo de ensino que se dá também fora da sala de aula. E essa prática comprometida precariza diretamente a qualidade do ensino e a formação na educação básica.
A essa condição que não agradava  a todos os estudantes foi dada uma resposta a altura com o processo de mobilização e luta.


 A luta por uma prática esportiva é a luta por 10% do PIB para a Educação Já!

A juventude presente neste protesto entendeu perfeitamente que "a educação não pode esperar"! Quatro anos já se passaram e quadra esportiva ainda continua na mesma situação, não se deve esperar mais 4 anos, não há tempo a perder. O que para os governos é apenas mais um mandato, para a juventude de maneira geral é mais um longo período onde sua formação estará comprometida, seja pela situação do ginásio, seja pelo quadro de descaso geral que se encontra a educação no Brasil.
O extenso Plano Nacional de Educação (PNE) do governo Lula de longe cumpriu as metas necessárias para que a educação brasileira pudesse ter dado um salto de qualidade e passasse a ser prioridade. Seus mandatos acabaram e o que ficou registrado na história da educação brasileira foi mais 10 anos de atraso e um financimento muito secundarizado de apenas 2,9% do PIB. Com o governo Dilma a situação não vai ser diferente. Nos marcos de um corte histórico de R$ 3 bilhões na educação brasileira o governo anuncia um investimento de 7% do PIB para a a educação, porém fatiado e em longos prazos a perder de vista.
Se esse é o retrato do quadro nacional, no Maranhão, o governo Roseana Sarney (PT/PMDB) já se arrasta por alguns mandatos e segue a mesma linha dessa situação, agravando-se ainda mais o quadro da educação no estado priorizando sempre o investimento para o grande empresariado enquanto as áreas sociais continuam na "lei do estado mínimo" ditada a "toque de caixa" para os países latino-americanos pelos organismos internacionais.
No semestre passado tivemos o protagonimo da greve dos professores da educação básica em todo o país que lutavam por salário e condições dignas de trabalho, mas que logo foi percebida como mais um instrumento de luta para uma mudança real no quadro da educação brasileira. No Maranhão essa greve seguiu forte e resistente com professores e estudantes lutando por melhorias  reais para essa situação.
Hoje os estudantes conseguiram compreender que a luta entre docentes e discentes precisa ser única e que a bandeira por um financiamento real precisa atender às dimensões continentais desse país. Essa luta que foi protagonizada hoje pelos estudantes do "Coelho Neto" é uma luta que está ligada ao financiamento à educação, que está ligada à luta por 10% do PIB Já! Somente assim a educação será prioridade e não mais um "lero-lero" dos governos. Basta!
Um dia de luta para muitos! Um dia de festa para as entidades governistas!

Historicamente a juventude secundarista maranhense protagonizou muitas vitórias e marcos no movimento estudantil. A luta pela meia-passagem (1979) foi uma dessas vitórias onde essa juventude não se rendeu aos mandos e atos repressores de João Castelo naquela época, hoje atual prefeito de São Luís pelo PSDB. Uma juventude lutadora esteve dsiposta ao enfrentamento!
Atualmente temos um grande número de entidades estudantis criadas em gabinetes de deputados e parlamentares e financiadas por estes que só aumentam seus salários.
Ontem, mais uma vez essas entidade se reuniram em um "ato-show" no Centro de São Luís para reforçar esse apoio e enganar e amortecer as lutas de uma juventude massacrada diariamente em suas escolas e transportes públicos. Queriamos muito que o quadro nacional e local fosse de muitas comemorações, mas do jeito que está a precária situação educacional temos que comemorar a disposição e mobilização da juventude inconformada, como é o exemplo dos estudantes dessa escola maranhense.
São esses processos de luta que a Assembléia Nacional de Estudantes - Livre (ANEL) tem orgulho de construir e se fazer presente para reforçar a importância desses espaços de rebeldia da juventude. 
Assim como os estudantes chilenos estão dispostos em suas mobilizações, desenha-se um cenário importante na luta por financimento sem enrolação e que atenda a demanda nacional.

3 comentários:

  1. essa merda do governo ñ sabe da nossa realidade em escolas publicas pois temos que reemvidicar os nosso direitos tanto comos os professores em caso com os estudantes

    ResponderExcluir
  2. a quadra da minha escola está deste mesmo jeito ai... com o telhado de "brasilite" todo furado e de vez em quando cai um pedaço de telha enquanto estamos praticando esporte.
    de fato, os diretores das escolas publicas estaduais estão como ditadores dentro da escola, não deixando o estudante ter a sua opinião dentro da escola. sem lembrar que mÊs passado estava havendo uma eleição pra GrÊmio estudantil e um cara ai.. o Roberto Costa, Secretário de juventude teve que ir na escola acabar com tudo, porque as diretoras estavam fazendo apologia a uma das duas chapas concorrentes ao Grêmio e teve a maior confusão, pq desde a campanha de uma das chapas quem financiava era a direção, ficando claro, a manipulação por parte do corpo docente.

    ResponderExcluir
  3. cara estudo no CEMA-COHAB - como entro pra jornada de lutas de vcs?

    ResponderExcluir