segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MEIA PASSAGEM: eu quero meu direito por inteiro!


Desde a ultima quarta-feira, dia 26 de janeiro, os terminais de venda de crédito para estudantes em São Luis não estão funcionando.  O motivo da vez - e de sempre - é o sistema “fora do ar” que impossibilita a recarga das carteiras.
Muitos estudantes compareceram aos postos de venda em todos os dias da semana após esta quarta-feira e se depararam com as placas que anunciavam o não funcionamento. Dessa forma foram obrigados a pagar a passagem inteira, a maioria com muito custo, durante os últimos 5 dias que se passaram.
Não é raro esse tipo de situação ocorrer. A muito presenciamos essas idas e vindas no que diz respeito às (supostas?) falhas no sistema de recarga de crédito estudantil. Também sabemos dos eternos conflitos entre a prefeitura de São Luis e os donos das empresas de transporte e a possível ligação entre essa relação e o cerceamento do direito de meia passagem aos estudantes.
É muito simples: se não conseguimos comprar o crédito, temos que pagar a passagem inteira e dessa forma o nosso direito  a meia passagem é negado. Na maioria das cidades do Brasil apenas a apresentação da carteira de estudante garante o pagamento de metade da tarifa. Em São Luis a pergunta que nos fazemos é: quem mais se beneficia com a manutenção de um sistema que usualmente está “fora do ar”?
É absurdo que a freqüência escolar e o desenvolvimento das atividades dos estudantes sejam comprometidos por conta da irresponsabilidade das autoridades que tem a competência de regular a efetividade da meia passagem. É absurdo que estudantes tenham a obrigação de pagar a tarifa de transporte inteira por conta de um erro exterior a eles. A meia passagem é um direito e o queremos por inteiro!
Diferente de conhecidas entidades estudantis, que não alteiam sua voz contra essa situação insustentável de violação de direitos por terem rabo preso com os governos e prefeituras, nós da ANEL não nos calamos frente ao descaso ao qual estamos submetidos!
Essa é uma luta de todos os estudantes e trabalhadores que precisam e se apóiam no direito á meia passagem para garantir sua educação e a educação de seus filhos. E para além da meia passagem é urgente que ampliemos a luta por passe-livre que já é uma realidade em cidades brasileiras como Cuiabá e Rio de Janeiro!
Uma luta por respeito e compromisso!


Um comentário:

  1. É VERDADE!!! NÃO É DE HOJE QUE "MISTERIOSAMENTE" O SISTEMA DE RECARGA DE PASSE SAI FORA DO AR POR VÁRIOS D I A S!!ENQUANTO ISSO A MEIA-PASSAGEM Q JÁ É UMA DAS MAIS CARAS DO PAÍS, ACABA ENGORDANDO AINDA MAIS OS BOLSOS DOS EMPRESÁRIOS COM O DINHEIRO VIVOOOOO,POUCO E SUADO DOS ESTUDANTES. COM ISSO MUITOS ESTUDANTES(SECUNDARISTAS, UNIVERSITÁRIOS, VESTIBULANDOS, CONCURSEIROS) FICAM IMPOSSIBILITADOS DE EXERCEREM O DIREITO SAGRADO E CONSTITUCIONAL DE IR E VIR PARA ESTUDAR. OS COBRADORES SÃO ORIENTADOS PELOS SEUS PATRÕES PARA NÃO RECEBEREM OS 1,05 MESMO MOSTRANDO A CARTEIRNHA, ISSO TÁ ERRADO. ELES NÃO TÊM CULPA DE NADA POIS A ORDEM VEM DE CIMA. A ESTUDANTADA DEVE ACORDAR E SE MOBILIZAREM PARA Q ESSES ABUSOS NÃO ACONTEÇA MAIS. SE TODO MUNDO FICAR CALADO, VAI SEMPRE ACONTECER...
    VALEU ANEL PELA INICIATIVA...
    SAULO BARRETO - ESTUDANTE - CIENCIAS SOCIAIS -UEMA

    ResponderExcluir