quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Paralisar para avançar: por um outro modelo de educação!



 Por Giselly Gonçalves
Executiva Estadual da ANEL

Os Institutos Federais de Ensino Superior (IFES) estão em greve há mais de três meses e sofrem com a intransigência do governo Dilma que não senta para negociar com a categoria e nem apresenta propostas que respondam as reivindicações dos grevistas, pelo contrário, a greve da educação é negligenciada e secundarizada pela presidente e por Aloisio Mercandante, o ministro da educação.
Nesses mais de 100 dias de greve duas propostas foram lançadas, entretanto nenhuma das duas respondiam as pautas dos grevistas, e o sindicato que fala em nome dos professores em greve, o ANDES, e  que representa mais de 70% da categoria docente não aceitou a proposta e encaminhou para a base que o momento era de radicalizar e ir as ruas, mostrando que a greve é forte, continua e é legítima!
Assim, várias manifestações e ocupações de reitoria foram feitas neste último mês em todo o Brasil. E na UFMA  não está sendo diferente!!
No último dia 24, diversos estudantes de vários cursos juntamente com professores e servidores federais em greve, marcharam pelas ruas de São Luís em defesa da educação,  da saúde pública e exigindo respeito com o  funcionalismo público, mostrando para a população que lutar é preciso! Demonstrando que as Universidades estão paradas e mais de 30 categorias  pararam porque o governo não prioriza e nem governa para os trabalhadores.
Com palavras de ordem, tais como “Estudantes na rua, Dilma a culpa é sua!”; “Para barrar a precarização, greve geral, greve geral na educação!”; “Negocia Dilma”, entre outras os estudantes expuseram mais uma vez sua indignação  e vontade de lutar por seus direitos!
A ANEL está junto nessa luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade,  defendendo a Universidade e somando força com os trabalhadores por um outro modelo de educação que atenda as demandas da classe trabalhadora e não dos tubarões da privatização.
Por isso, chamamos a tod@s @s estudantes a somarem forças conosco e com @s professores e participar mais uma vez de uma atividade da greve que acontecerá hoje às 16 horas em frente à reitoria da UFMA, onde celebraremos o enterro simbólico da presidente Dilma e de Natalino Salgado e seus posicionamentos autoritários e inflexíveis em relação à negociação das pautas de reivindicação.
#NegociaJá!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário