quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ato em memória da “Revolta da Meia passagem”


Por Ana Raíssa
Executiva Estadual da ANEL


No dia 17 de setembro completou 33 anos da revolta da meia passagem, acontecimento histórico, onde a força do setor estudantil se fez presente e que por meio de protestos nas ruas a juventude não se calou diante de uma forte repressão do Estado, que suprimia o direito à meia passagem dos estudantes maranhenses. Nessa ocasião o povo foi vitorioso, e @s estudantes puderam usufruir de um direito já conquistado nacionalmente, a meia passagem para os estudantes.
Hoje vivemos assombrosamente o cerceamento de nosso direito a meia entrada e vários ataques a meia passagem e ao transporte público. 
Temos uma das passagens mais cara do Brasil, com ônibus de péssima qualidade e em iminência de aumento!!!
Nós da ANEL construímos muitos atos em defesa do transporte este ano, como o Mova São Luís (ato a favor do transporte público realizado nas ruas e avenidas do Bacanga) e a caminhada da UFMA (campus do Bacanga) ao Terminal da Praia Grande, onde mostramos nossa indignação diante da impossibilidade d@s alunxs colocarem crédito em suas careteiras por falha do sistema de bilhetagem eletrônica. 
À exemplo do Rio de Janeiro, em que o PASSE LIVRE para estudantes já é uma realidade conquistada a custas de grandes lutas e à exemplo do que aconteceu em Teresina, onde mais de 20 mil jovens barraram o aumento da passagem a partir de muitas mobilizações, lutamos em São Luís para que a mobilidade urbana seja garantida de forma honesta e digna para todxs. 
Assim, chamamos a tod@s a participar do ato em defesa do transporte público e da meia passagem em uma data tão significativa para nossa história. Vamos acordar a “Ilha rebelde” ! 



Ocupemos as ruas e lutemos por nossos direitos!!

Ato em memória da “Revolta da Meia-passagem” dia (19.09) às 15 horas na praça Deodoro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário