terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Todo apoio a luta dos estudantes da UFMA em Bacabal

A luta por Assistência estudantil explode por todo o Brasil e vislumbram alguns avanços.
Infelizmente ao longo de 5 anos de implementação do REUNI é essa a situação que as universidades brasileiras se encontram. Sempre frisamos que expansão de verdade deveria ser acompanhada de qualidade e por isso lutamos para que esse programa não fosse implantado nas IES, já sabendo de suas consequências e possíveis prejuízos não só aos estudantes mas à qualidade do ensino que seria então oferecida.

Durante esses cinco anos pós REUNI o que não faltou foi atitudes que expressavam a insatisfação de representantes discentes, docentes e de servidores das universidades.
A pauta da assistência esteve presente em praticamente todas as mobilizações aqui no Maranhão, pois a universidade ao aderir ao REUNI iniciou um processo de interiorização criando campus em algumas cidades no interior do estado, contando hoje com sete campi

Essa é a imagem de como a UFMA cresceu. De fato temos uma universidade grande, mas vale se questionar como está a universidade no que se refere à qualidade no ensino e no atendimento aos estudantes. A resposta é clara e simples. A UFMA hoje não oferece nenhuma qualidade aos seus estudantes, que têm que conviver com uma super lotação em um restaurante que não é suficiente para atender todos os estudantes, bibliotecas precarizadas, ônibus com frota completamente insuficiente, falta de professores, e dentre outros problemas. Isso não só no campus de São Luis, como nos campi do interior, e que nestes a situação é bem mais complicada, e um nível de precarização bem maior, pois muitos sequer têm restaurantes, sequer tem transporte, casa de estudante, ou seja, todas as condições necessárias para que o estudante não só entre na universidade, mas permaneça. Para que isso aconteça é necessário investir assistência estudantil.
É necessário ainda responsabilizar a administração da universidade por fazer a instituição se expandir sem ter a preocupação em oferecer qualidade para seus estudantes, que hoje convivem com inúmeros problemas.
Um caminho foi mostrado recentemente pelos estudantes do campus Bacanga, que fizeram uma grande mobilização, sacudiram a UFMA e a cidade em busca de conquistar uma casa de estudante no campus, obtendo então grande vitória. Isso mostra qual o caminho os estudantes encontram para conseguir seus direitos dentro da UFMA, frente á uma reitoria autoritária, antidemocrática, que não quer dialogar com os estudantes.


Segue em curso um processo de luta dos estudantes do campus Bacabal, exigindo assistência estudantil de verdade, casa de estudantes no campus, restaurante, que a lanchonete seja entregue, e professores, e nós da Assembléia Nacional de Estudantes Livres – ANEL viemos prestar nossa solidariedade, nosso apoio, por acreditar que somente a organização dos estudantes de forma independente, se dispondo se necessário a enfrentar a reitoria e exigir que ela ofereça uma educação de qualidade, uma educação sem catracas, que não ofereça nenhum obstáculo para seus estudantes.

Avante camaradas, força na luta!! Construir uma UFMA diferente, depende de cada um de nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário