terça-feira, 15 de março de 2011

ANEL na Luta contra a Homofobia

Nota da ANEL Maranhão de Apoio a Campanha pelo Direito ao Nome das Travestis no Maranhão

           Nós da ANEL defendemos as bandeiras históricas de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgêneros. Lutamos pela criminalização da homofobia e mais do que solidári@s, nos colocamos juntos ao movimento LGBT ao levantar essa bandeira.
            A ANEL-MA apóia a campanha e se dispõe a construir conjuntamente não somente essa iniciativa, mas toda a campanha LGBT que está no apoio à criminalização da homofobia, à união civil de pessoas do mesmo sexo, ao uso do nome social por travestis e transexuais e defesa de um Estado laico. Consideramos importante a via judicial na garantia desses direitos. Queremos dizer que nossa luta deve ir além.
            Sabemos que o Brasil é recordista em violência contra LGBT's. Isso ainda persiste e se deve  em parte à política demagógica do governo Lula que, após dois mandatos, não aprovou nenhuma lei que garanta qualquer das reivindicações de LGBT's. Com a presença de Dilma no poder, esse quadro ainda continua. Entendemos que os problemas sofridos pelos homossexuais são agravados e são sentidos de maneira mais dramática pelos LGBTs da classe trabalhadora.
           Apoiamos a luta que está sendo travada junto à OAB-MA para garantir a identidade de gênero dos Travestis, porem entendemos que somente a adoção do nome social para travestis e transexuais não garantirá inclusão. Precisamos de um sistema de ensino público e radicalmente laico, com o fim da intervenção das igrejas na educação para que esta deixe de ser fonte de reprodução das ideologias e da moral dominantes. Defendemos políticas públicas universalizantes, que assegurem direitos iguais e o respeito à diversidade, bancadas pelo Estado, contra as privatizações, sem parcerias público/privadas, sem a terceirização dos serviços para ONGs e sem qualquer forma de mercantilização de direitos sociais.
           Dessa forma defendemos que somente a luta direta e a defesa explícita das bandeiras LGBTs poderão combater a homofobia.

* Pelo direito ao nome das travestis;
* União civil para casais homossexuais;
* Pelo fim da homofobia, a luta é todo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário