domingo, 19 de junho de 2011

Independência financeira marca a construção do I Congresso da ANEL


No Maranhão e em todo o Brasil, durante ou nos fins de semana, a juventude comprometida com a construção de uma entidade independente, democrática, livre e de muita luta não conteve esforços para garantir o financiamento do I Congresso da ANEL.
Esse esforço é prioritário na construção de uma entidade que está para combater o governismo e disposta a organizar a juventude brasileira em torno das pautas que ao longo dos dois anos se mostraram cada vez mais coerentes com o processo de reorganização do movimento estudantil.
Hoje, afirmamos sem medo de errar que o I Congresso da ANEL será marcado por muitos debates. Debates que já foram construídos ao longo de toda a história da entidade que teve orgulho de exibir suas bandeiras nos processos mais orgânicos de luta da classe trabalhadora. Esse passado glorioso foi abandonado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) que em mais um CONUNE aprovará o apoio às metas do Novo PNE de Dilma.
Nas lutas concretas da juventude brasileira e da classe trabalhadora a ANEL esteve presente. No Maranhão não foi diferente. A luta contra o aumento da meia-passagem (2010) contra o governo de João Castelo/PSDB, a luta em defesa das comunidades quilombolas na Baixada Maranhense, a luta contra toda e qualquer forma de opressão; expressa junto às transsexuais pela aceitação dos nomes sociais reivindicados pelas mesmas e na Marcha da Periferia, organizada junto ao movimento de Hip Hop Quilombo Urbano, além da  mais recente greve das professoras e professores da rede pública estadual contra o governo Roseana Sarney(PMDB/PT). Em todas as greves e piquetes reforçamos que a luta da juventude precisa se somar a experiência da classe trabalhadora, à experiência da CSP-Conlutas.
Neste último domingo de arrecadação financeira, fizemos mais um pedágio reforçando o compromisso dos estudantes com a independência da entidade. E é nesse clima que a ANEL se mostra como a alternativa concreta para agregar os estudantes do Maranhão e do Brasil. Temos a confiança de que a ANEL-MA reune muitos ativistas que não se venderam e não passaram para o lado do governo.  É essa juventude que estará no I Congresso da ANEL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário