terça-feira, 1 de novembro de 2011

Campanha pelos 10% do Pib para Educação Pública Já e VI Marcha da Periferia

2011 foi um ano em da luta pela Educação Pública no Brasil. Os sucessivos governos, seja no âmbito central como nos estados e municípios, realizaram um verdadeiro desmonte na Educação Público em todos os níveis, favorecendo sua mercantilização, ao mesmo tempo em que precarizaram as condições de trabalho dos profissionais da Educação, arrocharam salários obrigando-os a buscar vários empregos para garantir a sobrevivência digna. Transformaram o ambiente da Escola Pública em espaços muitas vezes insalubres e indignos para os filhos e filhas da classe trabalhadora. Sem falar que o número de analfabetos permanece altíssimo neste país. 
Essa realidade dramática incitou professores e estudantes a uma reação. Foram mobilizações, greves de professores da rede básica em 22 estados da federação que enfrentaram governos e suas truculentas polícias e omissão dos legislativos, que ousaram violentar os que educam os filhos deste país. Assistimos estarrecidos à situação em Fortaleza, no Maranhão e em Minas Gerais.
No âmbito do ensino superior, tão utilizado pelo governo na mídia como exemplo de expansão e ampliação do acesso, os professores da rede técnica e tecnológica e os técnicos administrativos das universidades federais, organizados no SINASEFE - Sindicato Nacional e na FASUBRA SINDICAL respectivamente, realizaram greves longas que denunciaram a farsa da expansão do ensino superior e foram solenemente ignorados  pelo governo Dilma.
Os estudantes, por sua vez, dirigidos pela ANEL buscaram reconstruir o Movimento Estudantil de Esquerda e continuaram protagonizando ocupações de reitorias, denunciando o Reuni, lutando em defesa da Educação Pública de Qualidade.
São movimentos que estão denunciando cotidianamente o roubo pela classe dominante do futuro da infância e da juventude brasileiras. Da possibilidade de apropriação dos conhecimentos produzidos pela humanidade e uma qualificação profissional que lhes permita viver dignamente. Reservando-lhes a violência, as drogas, a desesperança, tec.
No Maranhão a situação é gravíssima. Os professores da rede básica realizaram 78 heróicos dias de greve, sendo mais uma vez traídos pela direção do SINPROESSEMA (dirigida pela CTB e PC do B) e ignorados pelo governo da oligarquia Sarney.
Os professores do IFMA fizeram uma greve de cerca de 65 dias  em 14 campi espalhados pelo estado do Maranhão, enfrentando o peleguismo do SINDSEP (dirigido pela CUT e PT cuja figura central é o atual vice de Roseana Sarney)  aliados do reitor Zé Costa.

ATIVIDADES EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE
Além das greves, manifestações, atos unificados,  como forma de avançar na defesa da Educação Pública de Qualidade de forma unificada, várias atividades foram realizadas no estado:
  •  Lançamento da “Campanha pelos 10% do PIB Para a Educação Pública Já” com a presença da Professora Amanda Gurgel.
  • Realizado o I Seminário de Educação da CSP Conlutas: debatendo o Plano Nacional da Educação – PNE.
  • Realizado o Seminário sobre Educação Pública no Maranhão – Promovido pelo Fórum Estadual de Educação Pública.
  • Realizada Audiência Pública sobre Educação no Maranhão promovida pelo   Fórum Estadual de Educação Pública


NOVOS DESAFIOS

Neste momento é preciso dar um salto de qualidade na luta pela Educação Pública de Qualidade no Brasil e no Maranhão. Organizar e Unificar a luta pelo Financiamento Público para Educação Pública – que se expressa na Campanha pelos 10% do PIB para a Educação Pública Já, que realizará o Plebiscito Popular Nacional de 06 de novembro a 06 de dezembro de 2011.
O Comitê Estadual da Campanha está em funcionamento, mas precisa da maior participação das entidades e ativistas que defendam esta bandeira.  É necessário constituir comitês, divulgar a campanha e coletar votos nas escolas universidades, empresas, fábricas, terminais de ônibus, bairros da periferia, no interior do estado, onde for possível.
Com esse objetivo o Comitê Estadual está organizando uma AULA PÚBLICA “Porque defendemos 10% do PIB para a Educação Pública Já” no dia 17 de novembro na Praça Deodoro. Esta atividade contará com as presenças do Professor Miguel Malheiros (Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro - SEPE – RJ) e da estudante da UFRJ e dirigente da ANEL Clara Saraiva esta última trará as experiências da luta dos estudantes de todo Brasil e de suas viagens em apoio às lutas da juventude no Egito, na Praça Tahir, e no Chile. Após a Aula Pública haverá um show com artistas da terra em Defesa da Educação Pública. 

UNIR A CAMPANHA PELOS 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA JÁ COM A MARCHA DA PERIFERIA : uma luta de raça e classe

20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi de Palmares morto em combate em 1695, na Serra da Barriga – Alagoas, onde se estabeleceu o Quilombo dos Palmares que sobreviveu por quase um século.
316 anos depois continuamos relembrando essa luta do povo negro no Brasil. No Maranhão, cuja população negra é de quase 70%, vivendo nas piores condições, é possível e necessário unir as atividades da VI MARCHA DA PERIFERIA que teve início a partir da iniciativa do Quilombo Urbano e agora toma uma dimensão mais ampliada.
Assumida pela CSP Conlutas, a partir do Setorial de Negros e Negras e do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe, este ano a Marcha da Periferia terá uma conotação nacional. Duas grandes marchas estão priorizadas: a Marcha da Periferia de São Paulo que ocorrerá dia 18/11 e o Encontro que debaterá a questão Racial no dia 20 de novembro em São José dos Campos – SP. Esta marcha concentrará os estados do sul e sudeste.
A VI Marcha da Periferia em São Luís ocorrerá no dia 25/11 – concentrando os estados do Norte e Nordeste. Será seguido de Encontro Norte e Nordeste do Quilombo Raça e Classe, e da Reunião Nacional do Quilombo Brasil.

PROGRAMAÇÃO
25/11 – MARCHA DA PERIFERIA
            Festival de Hip Hop
26/11 – Encontro Estadual Norte e Nordeste do Quilombo Raça e Classe
TEMA: I ENCONTRO NORTE E NORDESTE DO QUILOMBO RAÇA E CLASSE: construindo uma alternativa classista para o Movimento Negro no Maranhão
26/11 - 10:00 Abertura
            10:30 Mesa 1: Trajetória, Contradições e Atualidade da Luta Racial no Brasil
            13:00 Almoço
            14:00 Reunião do Quilombo Brasil
            17:00 Mesa 2: O Governo Dilma e a Questão Racial
27/11 - Mesa 3: Um Programa para o Quilombo Raça e Classe no Norte e Nordeste

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES
  •  Todas as Terças-feiras, às 19 horas – reuniões da “Campanha pelos 10% do PIB para a Educação Pública Já!” no Sindicato dos Bancários.
  • Todas as Quartas-feiras, 19 horas, reuniões preparatórias para Marcha Periferia – no Sindicato dos Bancários
  •  06/11 a 06/12 – PLEBISCITO NACIONAL POPULAR
  • 06/11 – Atividade da Marcha da Periferia e Campanha dos 10% no Bairro São Raimundo
  •  12/11 - Atividade da Marcha da Periferia e Campanha dos 10% no Bairro da Liberdade
  •  17/11 – Aula Pública Porque Defendemos 10% do PIB para a Educação Pública Já! (Praça Deodoro), seguida de Show em Defesa da Educação Pública de Qualidade (Praça Deodoro)
  • 19/11 - Atividade da Marcha da Periferia e Campanha dos 10% na Área Itaqui Bacanga
  • 24/11 – Debate da Marcha na Praça Quilombo Cultural Lagoa Amarela no Centro Histórico
  •  25/11 – Marcha da Periferia
  • Festival de Hipo Hop no Circo da Cidade
  • 26/11 e 27 – Encontro Norte e Nordeste do Quilombo Raça e Classe e Reunião do Quilombo Brasil

Participe, engaje-se na Organização do Plebiscito e da Marcha da Periferia

Nenhum comentário:

Postar um comentário