domingo, 6 de novembro de 2011

Quando a exploração e o lucro matam trabalhadores

Por Thamara Layla,
estudante de Biblioteconomia e da Executiva Estadual da ANEL Maranhão
 
O mercado imobiliário de São Luis tem sido caracterizado por uma ampla demanda de novos empreendimentos econômicos comerciais como a construção  do Shopping da Ilha localizado às margens de uma nascente de água potável em um bairro popular da zona urbana. Com previsão para ser entregue até dezembro de 2011 verifica-se uma intensa exploração da força de trabalho no sentido do cumprimento do prazo e os trabalhadores tendo que fazer muitas horas-extras.
 No dia 26 de outubro (quarta-feira) blogs e sites locais noticiaram a morte de um operário identificado como Ismael Ronaldo Lima do Nascimento de 29 anos. A construtora Sá Cavalcante responsável pela obra não soube dar detalhes do acidente, mas segundo informações não oficiais o operário caiu de uma altura de 6 metros em razão da falta de equipamentos adequados.  Entretanto o que foi notificado pela empresa é que se trata de um funcionário de uma empresa terceirizada omitindo-se de qualquer responsabilidade. Em nota emitida à imprensa, a Sá Cavalcante lamentou o ocorrido dizendo apenas que estar solidaria com a família do operário.
Nós da ANEL nos solidarizamos com a família do operário da obra do Shopping da Ilha e denunciamos mais um caso de exploração da sociedade capitalista que subtrai vidas diariamente e desola famílias trabalhadoras.

Toda punição às empresas envolvidas na construção do Shopping da Ilha!


Um comentário: