quinta-feira, 5 de julho de 2012

3J: Um dia de organização e luta dos estudante em defesa da educação



                                                                        Por Ana Raíssa Mendes,
                                                                        Executiva Estadual da Anel


     O 3-J, que ficou conhecido como o Dia Nacional de Mobilização dos Estudantes em Greve, foi uma atividade nacional organizada pelo Comando Nacional de Greve Estudantil como  o objetivo de  elucidar e fortalecer a exigência da negociação entre o ministro da educação , Aloísio Mercadante, e os professores e técnicos grevistas das instituições federais de ensino superior do Brasil, por meio de debates, protestos, assembleias estudantis, etc. Por  todo o país, os estudantes responderam ao chamado do Comando Nacional de Greve Estudantil e organizaram manifestações nas universidades, unificando a luta com os servidores e professores em greve.

     Na UFMA, a ANEL – MA e outros grupos fomentaram uma tarde de atividades, que contou com a presença de estudantes e professores da APRUMA e  se iniciou com a apresentação do filme "Greve da Meia Passagem" (que retrata a revolta da meia passagem em São Luís no ano de 1979). A intenção foi mostrar a força do setor estudantil em décadas passadas, que por meio de protestos nas ruas não se calaram diante de uma forte repressão do Estado, que suprimia o direito à meia passagem dos estudantes maranhenses.
     Em seguida, foi exibido um vídeo onde se mostrou  o posicionamento do DCE UFMA frente à greve dos professores, a entidade se mostrou “favorável” a greve e defendeu a não suspensão do calendário de atividades da UFMA, e exaltou que houveram avanços na universidade devido ao Reuni.   Demonstrou estar falando em nome dos estudantes da UFMA. Porém, não houve consulta nenhuma com nós estudantes (por meio de assembleia ou qualquer outro espaço), em momento algum nós fomos ouvidos pra podermos expressar nossas opiniões em relação à greve da educação e ao projeto Reuni. Os estudantes presentes no auditório ao término da exibição do vídeo  demonstraram indignação diante da atitude do DCE, tornando a reafirmar que esta entidade não nos representa.

     Sigamos na luta e exigência que Dilma e Mercadante negociem com os grevistas e respeitem à educação do país!

Nenhum comentário:

Postar um comentário