sábado, 16 de março de 2013

R.U nas férias: um direito conquistado!


Ô Natalino, cadê minha refeição?

Por Talita Setubal
Executiva Estadual da ANEL

Já era de se esperar: As férias chegaram e o Restaurante Universitário da Universidade Federal do Maranhão fechou as suas portas. E os estudantes que estarão frequentando aulas no período de férias não poderão contar com as refeições do RU. É assim que se dá a assistência estudantil de qualidade? Por que se quebram as pernas do estudante que tem o seu direito subtraído simplesmente porque não é interessante para a universidade manter o restaurante funcionando nas férias?  E quem não tem dinheiro para bancar suas refeições com preços mais altos? Estas são perguntas que ainda não obtivemos respostas, e parece ser inclusive um questionamento infundado aos olhos dos nossos gestores.
 O Restaurante Universitário faz parte da Assistência Estudantil, fornecendo a alimentação para toda a comunidade acadêmica com baixo custo, para que todxs, especialmente os universitários possam pagar, mantendo-se deste modo, em condições dignas de permanência dentro da universidade, já que a alimentação é algo fundamental para a continuação dos estudos que não cessam com o período das férias.
Contudo, parece que apelo dos mais de 1.600 estudantes que registraram seus nomes no abaixo-assinado entregue à reitoria, que pedia o funcionamento do RU nas férias não foi ouvido. O atendimento à comunidade cessou no dia 12/03, trazendo prejuízos aos que fazem uso deste importante equipamento. Sentimos que falta seriedade quando o assunto é o trato dado à comunidade acadêmica. Temos fome sim, e queremos a cobertura de uma assistência com qualidade. Queremos a nossa alimentação! Queremos ser respeitados!
Fruto de pressões nas redes sociais do DCE, do qual a ANEL constrói junto aos estudantes, convidando a todos a participarem do churrasco protesto dia 14/03, a UFMA comunicou por meio da web que o funcionamento retornaria na quinta, dia 14/03, ou seja, no mesmo dia do ato. Não podemos deixar de frisar que os “pseudorepresentantes” estudantis, que durante cinco anos nunca estiveram na luta pelas causas estudantis, pelo contrário, despolitizaram a universidade, aproveitaram a oportunidade na tentativa de tomar para si as benesses da reivindicação. Sem contar o surgimento de perfis e páginas no facebook, com o intuito de desmoralizar e difamar a gestão “Ninguém pode nos calar”.
Como a prática é o critério da verdade, nós mostramos a que viemos. Mantendo a construção do ato, o Diretório Central dos Estudantes, por meio de falas claras e pontuais, conseguiu mandar o seu recado à reitoria: Assistência Estudantil não é caridade, é direito dos estudantes. O evento contou com a participação de vários estudantes que, compartilhando do mesmo desejo de mudança, demonstraram sua indignação, somando ao  ato.
Nós que somos lutadores da ANEL e que não aceitamos mais um desmando desta SALGADA gestão que não ouve as nossas demandas e que não tem interesse em sentar-se com o DCE, que é o legítimo representante dos estudantes. Não queremos uma assistência estudantil meia boca, pois temos fome também nas férias e queremos de fato o direito que nos é garantido, este mesmo direito que o nosso Reitor parece ignorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário