terça-feira, 28 de maio de 2013

As lutas da UFMA se encontram no II Congresso da Anel

Por Thamara Layla e Micael Carvalho
da Executiva Estadual e do DCE da UFMA





 Pra ficar na história!

Nos dias 30, 31 de maio, 1 e 2 de junho acontecerá o 2º Congresso Nacional  da ANEL, a juventude de norte a sul do Brasil que esteve nas lutas; greve do funcionalismo, contra aumento, 17M e todas as lutas que o Brasil tem sido palco, tem um encontro marcado, e esse encontro será em Juiz de Fora em Minas Gerais!

Há 4 anos quando a ANEL foi fundada em um Congresso Nacional de Estudantes tínhamos uma tarefa muito importante, a de resgatar os princípios e bandeiras que a UNE deixou de lado quando se aliou ao governo. Os posicionamentos da ANEL e todas as nossas campanhas políticas estão relacionadas diretamente com os princípios que defendemos, eles são nosso patrimônio e o que mantém nossa entidade livre e na luta: independência política dos governos federal e estaduais, independência financeira, democracia com o controle dos estudantes, ação direta, luta contra as opressões, unidade com a classe trabalhadora e internacionalismo,  nos deixam com muito orgulho. E nesse segundo Congresso queremos reafirmar cada um deles, na certeza de apontar para a construção do futuro da juventude. Sendo ANEL, apesar de sua pouca idade, reconhecida nacionalmente como a entidade que está ombro a ombro com os trabalhadores desse país, seja lutando por uma educação pública gratuita de qualidade com 10% do PIB JÁ, contra a implementação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o Acordo Coletivo Especial (ACE) e todas as medidas do governo que vêm no sentido de flexibilizar os direitos da classe trabalhadora!


As eleições de delegados para o CONANEL e para o CONUNE na UFMA

Nós próximos dias haverão dois congressos, o 2º Congresso da ANEL e o 53ª Congresso da UNE, com histórias totalmente diferentes na sua construção, nos debates políticos e na retirada dos delegadxs. No Congresso da Anel terá importantes lutas, como as que foram construídas pelo estudantes da UFMA, UEMA, IFMA, Liceu, Cintra e CEUMA nos últimos tempos. Convidamos vocês para virem conosco conhecer como nós organizamos, debater os rumos da educação, contra toda e qualquer forma de opressão, que venha debater o processo de extinção das populações indígenas, quilombolas e do ataque aos estudantis.Venham para o 2º Congresso da ANEL!

A ANEL Maranhão tem mais de 60 delegados eleitos no estado, seguindo nosso principio de democracia de base; Os cursos/escolas com até 300 estudantes na base, elegerão 5 delegados. Os cursos/escolas com mais de 300 estudantes elegerão 5 delegados mais 1 delegado a cada 100 estudantes na base. Cursos de Ensino à Distância (EaD) elegerão delegados na seguinte proporção: 1 delegado por polo de ensino presencial, mediante eleição realizada por comissão de 5 alunos do polo ou entidade representativa do polo.

Exemplo: Um curso/escola de 400 estudantes elege 6, um curso com 500, elege 7 e assim por diante.
Dessa forma, deu-se as eleições de cada delegado, em contra partida a UNE tão distante dos estudantes não consegue sequer cumprir o critério da democracia de base. Na UFMA as eleições aconteceram sem nenhum debate político ou atividade que pudesse subsidiar as discussões necessárias. O interessante é que me meio a eleição de delegados dos dois Congressos aconteceu uma grande e vitoriosa ocupação de reitoria e não ouvimos nem sombras de um apoio da União Nacional dos Estudantes ao movimento. A UNE pelo contrário assistia e torcia para que o movimento desse errado, entretanto isso não aconteceu. 

O movimento estudantil na UFMA vem crescendo e com ele suas mobilizações impulsionadas pelas lutas estudantis tomando como ponto de apoio o DCE da UFMA e a Anel. É importante deixar isso claro! Outro fato que queremos destacar sobre os dois Congressos é que, enquanto o CONUNE elegeu apenas 16 delegados em toda a UFMA, só na UFMA o Congresso da Anel elegeu 57 delegados, e ainda contamos com o IFMA e com a UEMA. A Anel, apesar do seu tamanho, tem tido uma influência bastante importante no conjunto das lutas dos movimentos sociais aqui na universidade, pois tem realizado muitos debates e participado de atividades com vários outros setores do movimento, como quilombolas, indígenas, comunidades tradicionais, etc.

Queríamos que os companheiros da Esquerda da UNE fizesse uma reflexão sobre as eleições do CONUNE aqui na universidade. Trazemos uma reflexão ao Coletivo “Vamos à Luta”, principalmente, que referendou o “Bloco da UNE” nas eleições e teve apenas um delegado e não acompanharam todo o processo, com grande suspeitas de fraude nas atas, revelando um pouco do que será o CONUNE em Goiânia. Dessa forma não há como “virar qualquer maré”, pois a representatividade de outros grupos já fica comprometida, como também acaba por travar toda a dinâmica imposta pelos estudantes da UFMA nos últimos meses, referendando a velha e engessada entidade.

Por diversas vezes fizemos o chamado aos companheiros a virem conosco para o II Congresso da Anel, mas infelizmente os companheiros estarão reunindo seus coletivos nacionais (apenas, pois não participam inteiramente do CONUNE), em vez de unificarem as lutas em todo o Brasil. Não é assim que se vira nenhuma maré, não é assim que se anda pra frente. A UNE parou na história, mas a luta não! Depois dos dois Congressos a história que a UNE seguirá não será diferente dos últimos anos do governo do PT, enquanto a Anel seguirá firme ajudando a fortalecer o DCE da UFMA, as mobilizações e as lutas estudantis junto com os companheiros. Esperamos que possam fazer uma grande reflexão e vir conosco construir um futuro do tamanho dos nossos sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário