segunda-feira, 6 de maio de 2013

Nota de apoio à greve dos Professores da Rede Pública Estadual




                    Por Neylson Oliveira
                                                                              

Já está mais do que claro que o governo, não só federal como também estadual e municipal, estão dispostos a atacar todos os direitos da classe trabalhadora. Aqui no Maranhão não é diferente, pois o governo Roseana Sarney trabalha arduamente na elaboração desses ataques.

A mira da vez agora são os professores, que embora seja um dos movimentos que ainda é forte, mas como já sabemos aqui, dependendo da direção sindical eles  estão bem expostos à esses ataques. Com um Estatuto do Educador elaborado pelo SINPROESSEMA que não corresponde aos reais anseios da categoria de professores e outro proposto pelo governo, que é na verdade um Estatuto Contra o Educador, e que se aquele já não contemplava a categoria, este muito menos.

Diante dessa situação a categoria não viu alternativa a não ser entrar em greve, como medida legal a ser tomada para que seus direitos outrora conquistados não fossem entregues totalmente de bandeja com a aprovação de uma destas propostas do estatuto. Foi também a forma de tentar trazer este estatuto para debate com a categoria para enfim elaborar um estatuto que seja para o educador, dando-lhe garantias e não o contrário e retirando os direitos.

A greve chega à sua terceira semana, e a Assembleia Nacional de Estudantes – Livre (ANEL), entendendo a importância da aliança com os professores em luta, e a exemplo disso podemos relembrar a greve de professores das IFES, onde o apoio dos estudantes e da ANEL foi fundamental para o resultado que tivemos, se coloca mais uma vez pronta a apoiar uma luta que pra nós estudantes livre não é de cada um, mas de todos, todos que desejam uma educação pública, gratuita e de qualidade, onde o professor se sinta valorizado, com condições de trabalho suficientemente boas para bom desenvolvimento. A  ANEL  se solidariza com os professores em greve e coloca  todas as suas atividades como ponto de apoio à luta dos professores. E desde já convidamos a todos os estudantes da escolas estaduais e municipais a participarem do nosso II Congresso Nacional que acontecerá na Cidade de Juiz de Fora - MG, entre os dias 31 de maio e 02 de junho.


Pela Implementação da Lei do Piso Já!
Garantia de todas as progressões aos professores!
Por melhores condições de trabalho e estrutura física digna!

Um comentário:

  1. Apenas queremos justiça! Esse governo tem que abrir olhos, ouvidos e mente, e,, entender de uma vez por todas que nós professores somos o carro forte de uma sociedade.

    ResponderExcluir