segunda-feira, 7 de outubro de 2013

NOTA DE APOIO AOS PROFESSORES DO RIO

A situação histórica de descaso com a Educação em nosso país perpassa a deficiência do sistema de ensino no que diz respeito ao conteúdo que é reproduzido em sala de aula, pois a Educação é um mecanismo de dominação utilizado pelo Estado a serviço de uma classe dominante que nos quer impor suas leis e concepções, isso reflete uma educação geradora de indivíduos incapazes de enxergar além da aparência.
Mas o que acontece quando os sujeitos questionam estas leis? De que forma o Estado atua para tentar calar aqueles que se rebelam contra seu sistema?
A resposta para essas simples, mas indispensáveis perguntas é óbvia: ele (o Estado) utiliza outro de seus mecanismos de dominação, a força. Ao tentar “calar” aqueles que não estão satisfeitos, utiliza a “força” para suprimir o grito de uma classe. Esta classe sentindo-se prejudicada quer que o Estado melhore suas condições de existência.
O exemplo mais claro disso é a repressão que os governantes do Rio de Janeiro, através da força policial, realizaram contra os professores. Os vídeos e fotos feitos no momento em que os professores do Rio tomam as ruas para reivindicar por melhores condições de trabalho retratam bem isso. Professores sendo simplesmente espancados por homens fardados como se fossem bandidos. Professores não são bandidos, são trabalhadores que lutam diariamente para garantir seu sustento e com isso sua existência. Assim como os professores, a estudantada também foi à rua para reivindicar por melhorias na educação e nos direitos estudantis. Os trabalhadores assalariados das mais variadas categorias, também foram às ruas para lutar pela redução da jornada de trabalho e melhores salários.

É errado o que fizeram? É um erro lutar por melhores condições de vida, ou simplesmente por cumprimento da Lei? Errado é a forma como o Estado trata sua população pobre. O Estado cada vez mais despreza o diálogo com a classe trabalhadora. Cada vez mais foge da sua tarefa de garantir políticas públicas efetivas a esta categoria. Devido a este descompromisso dos Governos é que os professores do Rio foram lutar por seus direitos, recebidos com pancadas, este episódio lembra a época da Ditadura em nosso país. De certa forma vivemos tempos de Ditadura, é por isso que cada vez mais se torna essencial a unificação da luta entre operários, estudantes e professores de todo o canto do país para mostrar a este Monstro Ditador que apesar de todas as tentativas de querer nos silenciar, nos alienar, nós somos maiores em número e em sonhos. Diante de tudo isso, queremos aqui prestar todo nosso apoio e solidariedade aos professores do Rio de Janeiro, e chamar a todos os Estudantes para o Ato que ocorrerá dia 07/10 as 17h na praça Deodoro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário