quarta-feira, 2 de abril de 2014

Nota da Anel em Apoio aos Bombeiros e Policias em Greve

Por Neylson Oliveira, da Executiva Estadual da ANEL e do CAFIL


O ano 2014 já se iniciou com exemplos bem claros para nós do quanto à luta e mobilização dos trabalhadores é importante.  Do início do ano pra cá, categorias demonstraram isso de uma forma exitosa, deixando claro que não há outra forma de que se alcancem melhorias para os trabalhadores, senão por meio da luta.

Foram os garis do Rio nosso maior exemplo para hoje. Uma categoria majoritariamente negra, e fortemente explorada e oprimida principalmente no que se refere ao seu próprio trabalho. Também foram os metroviários de Porto alegre, os trabalhadores da COMPERJ-RJ, e os Garis agora em recife que nos dão essa certeza de que é preciso lutar e de que é possível vencer.



No Maranhão, desde a quarta-feira (26/03) foi deflagrado greve da Policia Militar do Maranhão e desde então, uma serie de mobilizações em toda a categoria vem acontecendo. Inicialmente os policiais estão acampados no pátio da Câmara Municipal de são Luís. Eles reivindicam cumprimentos dos acordos feitos em 2011, reajuste salarial, melhores condições de trabalho, pelo fim da lei do cão.

Durante todo o processo em que os movimentos sociais foram pras ruas, inclusive nós, os PM’s estavam no lado oposto ao nosso, e por vezes foi impossível o enfrentamento, e a repressão em alguns casos foi bastante intensificada. Essa situação gera certa diversidade de opiniões e que por vezes alguns militantes tendem a condenar e não apoiar os policiais nesse momento. Precisamos ressaltar que temos um laço de aproximação com a PM e esse laço é justamente o laço da nossa classe, da classe trabalhadora. E é por este motivo que destacamos a importância que esse movimento de greve tem e o quanto esse movimento é progressivo, pois trouxe à tona a necessidade de organização inclusive dos policiais militares, quando começaram a perceber que tinham um trabalho totalmente precarizado, condições de trabalho completamente exploratória, e desvalorização total de sua categoria e decidiram estar juntos para lutar contra isso.



A ANEL presta todo seu apoio e solidariedade aos policiais militares, sabendo da importância de estar junto das inúmeras categorias da classe trabalhadora, sempre que ela se levanta para questionar seu opressor, no entanto, precisamos enfatizar que é necessário um amplo defesa da desmilitarização da PM que ainda hoje tem suas bases nos primórdios da ditadura militar, e que precisamos romper com essa estrutura que não serve  mais, senão para continuar oprimindo e exterminando o povo pobre, sobretudo os negros da periferia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário