quarta-feira, 1 de abril de 2015

LUTAR NÃO É CRIME! Pela Revogação do aumento da tarifa em São Luis




No último domingo, dia 29 de março de 2015, a passagem de ônibus em São Luis foi reajustada em 16%, no valor de R$ 2,40 para R$ 2,80, um valor de 40 centavos a mais por cada passagem. Nos últimos dias, as ruas da capital maranhense estão tomadas por manifestações que denunciam esse aumento abusivo. O recado está sendo dado por diversos estudantes secundaristas, universitários, trabalhadores e trabalhadoras que dependem diariamente do transporte coletivo para se locomover, ter acesso à cidade, acesso à educação, ao esporte/lazer, à cultura e demais direitos garantidos através de muita luta. 

Nenhum centavo a mais: a juventude e os(as) trabalhadores(as) não enriquecerá os empresários do transporte



No começo do ano passado, 2014,a tarifa já tinha sido reajustada de 2,10 para 2,40, e em acordo foi definido mais frotas para o transporte público, melhorias nos terminais, melhorias nos ônibus. Porém, o que vimos nos últimos anos foi o aumento da precarização desse serviço tão essencial para a população.
Os empresário do transporte coletivo de São Luis, organizados pelo SET (Sindicato das Empresas de Transporte) não estão interessados na melhoria do transporte público, pelo contrário, a única preocupação é apenas seus lucros exorbitantes em detrimento do sofrimento diário de milhares de usuário que necessitam desse direito (ao transporte público).
A prefeitura por sua vez, na figura de Edivaldo Holanda Junior (PTC) permanece a relação intrínseca com esses tubarões do transporte público, garantindo o repasse de verbas públicas mensalmente para os sustentar. Exigimos a abertura imediata das contas do SET e uma auditoria para garantir a transparência para a população, mas para além disso, é preciso o transporte público ser administrado por uma empresa municipal controlada pela população.

Repressão e criminalização dos movimentos sociais


Na última terça, dia 31/03, no final do 2º grande ato contra o aumento da tarifa, ocorreu uma forte repressão ao movimento contra o aumento da tarifa em São Luis, foram vários tiros, bombas e duas prisões pelo simples fato de lutar. O atual governador do estado do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), até agora permanece no silêncio, portanto, conivente com essa situação. Queremos mais uma vez reafirmar que é necessário a desmilitarização da PM, fim da criminalização dos movimentos sociais e a garantia do livre direito de se manifestar. O recado está sendo dado nas ruas: não sairemos delas enquanto o aumento não for revogado. 


ASSEMBLEIA NACIONAL DE ESTUDANTES - LIVRE (ANEL)
CSP- CONLUTAS
MOVIMENTO QUILOMBO RAÇA E CLASSE
MOVIMENTO QUILOMBO URBANO
MOVIMENTO MULHERES EM LUTA
MOVIMENTO LUTA POPULAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário