sábado, 2 de junho de 2012

MOVA São Luis - Na luta por transporte público de qualidade!

Por Camila Castro
Executiva Estadual da ANEL


Nesta ultima quinta feira, dia 30 de maio, aconteceu o primeiro ato MOVA São Luis. Construído por jovens e estudantes da capital a partir da indignação com a precarização do transporte público e contra o monopólio das grandes empresas.
É preciso compreender que o transporte coletivo é um direito e um serviço público de caráter essencial que deveria garantir o acesso à saúde, lazer, trabalho, educação. Apesar disso os sistemas de transportes coletivos, por serem privatizados, estão longe de garantir a mobilidade urbana para a população. Como mais um direito transformado em mercadoria, o único interesse é o lucro. Dessa forma cobra-se tarifas cada vez mais exorbitantes por um transporte cada vez mais precarizado.
O monopólio das grandes empresas de transporte, por sua vez, tem sido fonte de muito dinheiro para os empresários que historicamente tem financiado campanhas eleitorais de políticos do estado. Diante desta lógica a população cada vez mais apertada nos ônibus com poucas linhas, poucos horários e os rodoviários com cada vez mais baixos salários, não podem confiar no próprio governo para solucionar os problemas pois a troca de favores deste com os empresários fala mais alto.
A qualidade do transporte em São Luis é inversamente proporcional ao valor da tarifa. Pagamos uma tarifa alta por um serviço que não atende a demanda da população, que obriga estudantes e trabalhadores a se submeterem a ônibus quebrados, velhos, que demoram muito tempo para passar e estão sempre cheios. Recentemente tivemos o direito a meia passagem cerceado por uma suposta deficiência no sistema de recarga de crédito estudantil e estes e outros fatos demonstram o total descaso do prefeito João Castelo do PSDB e das empresas de transportes da cidade.
Em 2010 quando houve o ultimo aumento da tarifa de transporte, foram prometidas muitas melhorias e renovação da frota. Ao longo destes últimos anos pudemos observar que nada mudou para a população e para os rodoviários. Por isso defendemos que já passou da hora de ir as ruas e lutar por um transporte público, gratuito e de qualidade com a valorização dos trabalhadores. Que os patrões paguem pelo aumento de seus funcionários, sem aumento da tarifa!
Nós da ANEL estamos construindo muitos atos em defesa do transporte este ano e construir o MOVA São Luis é parte desta luta. A exemplo do Rio de Janeiro em que o PASSE LIVRE para estudantes já é uma realidade conquistada a custas de grandes lutas da juventude e a exemplo do que aconteceu no mês de setembro em Teresina, onde mais de 20 mil jovens barraram o aumento da passagem a partir de muitas mobilizações, lutamos em São Luis com muita determinação e dizendo que não aceitaremos aumento, nem agora e nem depois das eleições depois de outubro.
Se para transformar, é preciso fazer a cidade parar... MOVA São Luis, nas ruas, na luta, de cartaz e bandeiras em punho, faremos o a voz ecoar até que todos ouçam. “Quem não pode com a formiga, não assanha o formigueiro!”


- Quebra no monopólio do transporte urbano
- Não ao aumento da passagem de ônibus
- Passe livre para todos os estudantes
- Modernização e aumento da frota de ônibus
- Criação do Conselho de Mobilidade Urbana
- Criação da empresa municipal de transporte
- Criação de ciclovias em locais estratégicos
- Melhoria no trânsito de São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário