sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Por outros 400 anos!


 Por Giselly Gonçalves e Giovanny Castro da ANEL


No dia 08 de setembro São Luís completará 400anos e o governo oligárquico da família Sarney preparou uma ”verdadeira festa jamais vista em nossa cidade”. Diante deste circo nos perguntamos: Comemorar o quê?
São Luís está bem distante de ser uma metrópole agradável para se viver! Temos os piores índices de desenvolvimento do Brasil. A saúde é precária, o transporte público caro e insuficiente, a educação é sucateada, a segurança é um caos, as ruas esburacas, praias poluídas, falta saneamento básico entre outros problemas que são fruto do descaso do governo municipal e estadual com a cidade e população.
Qual sentido então para uma mega festa milionária, se não temos nada para comemorar?!
Fica evidente o papelão do governo em gastar "cachoeira" de dinheiro público com uma festança, trazendo grandes artistas nacionais conhecidos internacionalmente, pagando cachês absurdos, em detrimento dos artistas locais, para tentar mais uma vez ludibriar a população que padece com os grandes problemas cotidianos da cidade.
Os “administradores” zombam mais uma vez de nossa população, ao apresentar presentes para o aniversário de São Luís.
O VLT, um metrô de superfície que teria como objetivo resolver o problema do descaso com o transporte público. Já até chegou e seus trilhos foram instalados, saindo do terminal da praia grande e chegando no mercado do peixe, o que não se sabe, são as implicações que sua instalação se dá, sem licitações, sem estudos de impacto ambiental e sem mesmo uma placa contendo os valores da obra, assim como seus executores e responsáveis.
O fato é que o VLT não é nem de longe uma solução para os problemas do transporte público da ilha, assim como o outro presente, a Via Expressa, que fica longe de ser uma melhoria para desafogar o trânsito - uma vez que a função máxima desta via é ligar um shopping ao outro, representa na verdade uma destruição cultural de nossa cidade, pois suas instalações se deram sob comunidades históricas de São Luís e que estão sendo brutalmente expulsas e desapropriadas em prol do "desenvolvimento".
Chega de presentes que não passam de grandes cavalos de tróia!
O povo merece mais...mais saúde, educação, lazer, transporte, segurança pública e de qualidade!!
Chamamos a todxs a construírem nas lutas uma outra São Luís, uma nova cidade em que não sejamos reprimidxs, nem tampouco esquecidxs pelo poder público! Não queremos uma megafesta a cada 400 anos, chega de política de pão e circo! Queremos uma São Luís em que o Estado esteja a serviço e com a classe trabalhadora, construindo um futuro para a nossa população!
Participe dos atos em defesa de nossa cidade, venha lutar e resistir por outros 400 anos.

PROGRAMAÇÃO:

SEXTA (07.09) GRITOS D@S EXCLUÍD@S – concentração a partir das 7 horas no largo de São Pedro;

SÁBADO E DOMINGO (08 E 09/09) FESTIVAL CULTURAL DOS OUTROS 400 ANOS/ OCUPA VINHAIS VELHO - a partir das 8 horas.  


 

                                                                           fotos/arte: Gegê Grafitti

Um comentário:

  1. Sempre passo por este espaço, lendo voces. Assino e me solidarizo, convosco, este texto. Por sinal apropriadíssimo e atualizado. Parabens.
    vou lhes deixar um convite, para que vós visite um blogue que eu tenho e se possivel, seguirmos por eles. Eu estou seguindo voces, desde já
    Força, sorte a felicidades
    Abraços

    ResponderExcluir