sábado, 10 de novembro de 2012

Nota: Repudiamos as atitudes dos interventores do reitor no COLUN


Por Giovanny Castro e Clemilson Totti da   ANEL


Durante o período em que estivemos lutando em uma das maiores greves da educação neste país, muitos foram os casos de autoritarismo e desrespeito por parte do atual reitor Natalino Salgado para com @s professores em greve e @s estudantes da UFMA, o desrespeito começa desde a negação do reitor em sequer receber os professores em greve para uma reunião, afim de que se fossem discutidos e negociados  a pauta local e ouvidos suas reivindicações até a intransigência e o processo antidemocrático no modo como este tratou a greve.

O ato que mais reflete as atitudes autoritárias do reitor, durante esse período de greve na educação foi sem dúvidas a intervenção direta á direção do Colégio Universitário (COLUN) o colégio de aplicação da UFMA, onde a até então direção eleita democraticamente foi destituída dos seus ofícios (o COLUN é uma das poucas escolas do Maranhão onde seus alunos tem direito ao voto direto para escolher seus diretores), o reitor Natalino Salgado colocou então um interventor - uma marionete sua, para assumir a direção da escola com intuito de conter um dos principais espaços de resistência encontrado pela administração superior.


Um ato onde ficou claro a sua total imposição e o desrespeito para com estudantes e professores!

Entendemos que essa atitude merece total repúdio de nós da ANEL que estávamos lado a lado com estes professores nas atividades grevistas, assim também como pelos professores do próprio COLUN e da  APRUMA-SS.

Já não bastava o caso de intervenção à diretoria do COLUN durante o período de greve, na ultima quarta-feira, dia 7 de novembro, o atual Interventor cometeu um ato de total arbitrariedade quando retirou a Disciplina de Sociologia da grade curricular dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio do Colégio Universitário. Numa clara atitude de desrespeito, pois sem comunicar o professor, a direção passou nas salas de aula dizendo que a disciplina de Sociologia não mais seria ministrada, deixando os alunos surpresos! Impondo um constrangimento para o professor e uma situação embaraçosa no ambiente da escola, repercutindo nas salas e corredores.

 Por que a disciplina Sociologia foi a vítima desse ato?

O Professor de Sociologia do COLUN, Bartolomeu Mendonça é o atual Diretor Administrativo Financeiro da APRUMA-SS e membro ativo do Comando Local de Greve e esteve à frente das atividades locais durante uma das maiores greves da educação deste país. Coincidência?

A atitude do interventor desrespeitou uma luta dxs profissionais de Sociologia que depois de muito lutarem tiveram garantidos em todo território nacional a Obrigatoriedade da Sociologia e da Filosofia em todas as séries do Ensino Médio. 

Os PCN’s são baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), Parecer 15/98 do Conselho Nacional de Educação, considera que tanto Sociologia quanto Filosofia assim como Geografia e História são ciências que constituem a área de Ciências Humanas, e que são disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio determinado pela Lei 11.684 de junho de 2008, lei que alterou o art.36 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Art. 1o O art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 36. .....................................................................

IV – serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.


Sendo assim podemos considerar que o golpe proporcionado pelo interventor está indo antes de tudo de encontro à lei.

Como numa situação de regime de exceção a atual reitoria manda e desmanda na Universidade Federal do Maranhão sem respeito aos princípios fundamentais da democracia e da ética, num claro desrespeito aos estudantes e trabalhadores desta universidade.

Assim como no regime militar, a reitoria usa da arbitrariedade e do autoritarismo para impor de cima determinações à comunidade acadêmica sem discussões com a mesma. Fica claro o que está acontecendo no COLUN é parte de uma política autoritária da reitoria que usa do poder para coagir seus opositores e impor sua vontade.

Nós da ANEL Maranhão viemos através desta nota prestar nosso total apoio e solidariedade para com o Professor Bartolomeu que foi mais uma vítima do autoritarismo do déspota Natalino Salgado, e deixar claro a nossa posição de indignação diante de mais esse absurdo provocado pelo Interventor, que não passa de mais uma marionete na mão do reitor!

Exigimos também respeito para com o profissional professor que foi duramente exposto ao ridículo e desrespeitado gratuitamente.

Colocamo-nos a disposição para nos fazer presente na luta de todos os professores do COLUN contra essa reitoria ditadora e antidemocrática. É preciso defender a democracia dentro da UFMA, é preciso defender as eleições diretas para o COLUN e exigir a retomada da disciplina de Sociologia na 3ª série do ensino médio que é garantida por lei. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário