quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Semana da Consciência Negra


Por Giselly Gonçalves da Executiva Estadual

No período de 18 a 23 de novembro ocorre a semana da consciência negra e como parte desta a VII Marcha da periferia em São Luís que vem com o tema “ Contra os despejos forçados e a faxina étnica”
Este ano a marcha acontecerá em 10 estados e agitará de norte a sul  do Brasil, resgatando o sentimento de resistência e luta contra a exploração e opressão que as comunidades sofrem cotidianamente.
O ano de 2012 está sendo muito particular e revoltante para nossa sociedade. Acompanhamos vários despejos forçados, tais como @s pinheirinhos, quilombo rio dos macacos, comunidade Eugênio Pereira, Vila Cristalina, Vinhais Velho e recentemente o genocídio com a comunidade indígena Guarani-Kaiowá. Todas essas remoções mostram que o capital faz para garantir a falsa urbanização. Essa dita modernização vem pintada de vermelho cor de sangue e lágrimas de milhares de famílias que perdem seus lares e toda a sua história de vida.
Esse cenário não é uma exceção e sim o que acontece há muitos anos com milhares de famílias que sofrem com o racismo, com a exploração e opressões impelidas pelo imperialismo do capital.
O Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe e o Movimento Hip Hop Quilombo Urbano do Maranhão em unidade com a ANEL, O MML, Movimento Luta Popular em uma Frente de Ação com vários movimentos e entidades constroem juntos a  marcha  da periferia como símbolo de resistência, mostrando que a organização é necessária e que lutar é preciso.
A proposta da Marcha é politizar o dia 20 de Novembro, data que celebra o  dia em que Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, foi assassinado no ano de 1695, na Serra da Barriga, em Alagoas. Essa Marcha integra a Semana da Consciência Negra com o objetivo de mobilizar as comunidades da periferia contra os  problemas que enfrentam em seu cotidiano, como a  falta de moradia, emprego, acesso à saúde e educação de qualidade, e contra a violência que atinge principalmente a juventude negra nas periferias de todo o Brasil.
Participe desta atividade!!!
Em São Luís contamos com a seguinte programação:
Dia 20/11- Lançamento do livro Hip Hop Brasil do professor Rosenverck Estrela as 19 horas no sindicato dos bancários;
Dia 21/11- Debate as 18 horas na sala de multimídia do CCH-UFMA sobre as cotas raciais;
Dia 22/11- Debate “Contra os despejos forçados e a faxina étnica” no sindicato dos bancários a partir das 19 horas;
Dia 23/11- Marcha da Periferia- concentração as 15 horas na praça Deodoro
Participe da programação e curta no último dia o 23º festival de Hip Hop a partir das 19 horas na Lagoa Amarela( Reviver).
Fortaleça essa luta, resista... Ser Negro é ser Guerreiro!
Resista e não deixe a história de Dandara e Zumbi e várias outras Dandaras serem apagadas!
O quilombo vive!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário