sexta-feira, 2 de novembro de 2012

VII Assembleia Estadual da ANEL

Por Giovanny Castro
 da Executiva Estadual.

No dia 27/10 (sábado) aconteceu a VII assembleia estadual da ANEL no sindicato dos bancários para discutirmos a Universidade & Sociedade.
Com mesas sobre “Greve & Educação” e “Os 400 anos e criminalização dos movimentos sociais” tivemos a oportunidade de debater a conjuntura nacional e local.
 Na mesa que tratou da Greve na Educação fizemos o resgate de todo processo de uma das maiores greves da educação do nosso país, que contou com o representante discente da UFMA e do Colégio Universitário,que trouxe elementos necessários no que diz respeito as reivindicações dos professores e suas conquistas, enquanto que o representante local do CNGE,  Giovanny Castro, estudante de geografia e frisou a importância da reorganização do movimento estudantil, e do Comando Nacional de Greve Estudantil e o papel que a ANEL cumpriu e vem cumprindo enquanto uma entidade que aglutina @s estudantes nacionalmente e que preza pela democracia de base, independência política e financeira e a união estudantil com @s trabalhadores bem como o CNGE funcionava.
Na Mesa que debateu os 400 anos de São Luis e a criminalização dos Movimentos Sociais, com a participação do Sr Gilberto  morador do Vinhais Velho, bairro da capital maranhense que sofre diretamente com a investida de grandes empresários que a todo preço querem passar por cima do bairro mais antigo de São Luis, com obras que não interessam a população, servem apenas para seus próprios interesses.
Nos Grupos de discussão foram feitos diversos encaminhamentos que foram votados em plenária final, fortalecendo assim e renovando as lutas da ANEL Maranhão.
Tivemos alguns encaminhamentos, tais como Lutar pela melhoria e ampliação do RU: propostas de melhorias na alimentação fornecida pelo R.U, funcionamento durante as férias;  Debater sobre a segurança nos campi, lutar por mais iluminação, reivindicar a promoção de concursos públicos para guardas de ambos os sexos, contra a intervenção da polícia militar dentro do campi; Construir a marcha da periferia, participando de seus debates e atividades;   Construir um ato junto a outras entidades em favor dos guarani-kaiowá e das comunidades tradicionais no dia 09 de novembro como parte das atividades nacionais, dentre outros.
Na ocasião ainda, a nossa executiva estadual da ANEL foi construída, contando com:

Micael (Estudante do curso de Música-UFMA)
Ana Raíssa (Estudante do curso de Serviço Social-UFMA)
Giselly Gonçalves (Estudante do curso de Serviço Social-UFMA)
Gabriel Felipe (Estudante do curso de Medicina-UFMA)
Giovanny Castro (Estudante do curso de Geografia-UFMA)
Mariana Durans (Estudante do curso de Pedagogia-UFMA)
Talita Setúbal (Estudante do curso de Serviço Social-UFMA)
Cláudia Rodrigues (Estudante do curso de Filosofia-UFMA)
Cássio Cardoso (Estudante do curso de Geografia-UFMA)



A ANEL funciona a partir de seus espaços que são construídos democraticamente por tod@s, portanto você que simpatiza conosco e reconhece a importância do movimento estudantil, venha somar forças conosco, trazer sua idéias e deixar a ANEL cada vez mais a sua cara. Participe de nossos espaços e fóruns.
Venha ser também um estudante livre da Assembleia Nacional!!
Participe da VII Assembleia Nacional da ANEL que acontecerá nos dias 16,17 e 18 de novembro na UFAL/Maceió. Converse com @ militante da ANEL mais próximo de você e saiba como se eleger como delegado de seu curso pra participar deste fórum de discussão e construção nacional!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário