domingo, 14 de julho de 2013

Anel Maranhão fortalece 11J nas ruas de São Luís e segue na luta!



Por Micael Carvalho
         Executiva Estadual da Anel

No último dia 11 de julho a juventude em todo o Brasil estava junto dos trabalhadores pra expressar que precisamos de outra política econômica que atenda às necessidades do povo brasileiro. Nas ruas do Centro de São Luís ecoavam os sons dos tambores, das palavras de ordem, as bandeiras dos trabalhadores e trabalhadoras e muita disposição pra luta.
 
 “ôÔôÔ a Greve Geral chegou”

Dia 11 de julho amanheceu diferente de todas as manhãs. Trabalhadores e trabalhadoras acordaram com a Greve Geral no Brasil. Logo de manhã os a resistência no campo fechou a BR 122 no interior do Estado, em Vargem Grande – MA como parte das mobilizações do dia. Em seguida foi a vez dos portuários paralisarem suas atividades no Porto do Itaqui, um importante símbolo econômico do estado.
Durante a manhã as rádios já noticiavam que os ônibus iriam parar a partir das 15h, horário que estava marcada a concentração para o grande Ato em São Luís.
Por volta das 15h, na Praça Deodoro já começavam a chegar as centrais sindicais, sindicatos, movimentos populares e entidades estudantis. A ANEL-MA logo foi aquecendo seus tambores para a agitação do ato. Palavras de ordens de unidade estudantil com a classe trabalhadora foram as que ecoavam pelas ruas do centro da capital.
A condição de trabalho no país hoje precarizada se soma ao aumento das privatizações e o cortes em áreas da educação e saúde se choca diretamente com o governo Dilma que tem priorizado banqueiros, latifundiários, empresários etc. Os direitos dos trabalhadores cada vez mais reduzidos é outro fator que esteve presente em faixas e cartazes em São Luís.
Quando chegamos próximo à sede do Governo nos deparamos com as barreiras da polícia militar da governadora que impedia o acesso dos manifestantes à Praça Pedro II, que gerou muita revolta e

“A juventude que derrubou a tarifa vai derrubar a oligarquia Sarney”
insatisfação pela falta de diálogo que a Governadora tem com os manifestantes. Todos gritavam “a praça é do povo”.

 Na frente do bloco dos (as) estudantes seguia uma grande faixa retratando a indignação de milhares jovens, trabalhadores e trabalhadoras maranhenses com a oligarquia perversa que há meio século assola e destrói os sonhos de toda juventude. Sabemos que só existe um caminho para derrubar essa família oligárquica e conquistarmos a vitória: unidade com classe trabalhadora e disposição para lutar. Por isso levamos para as ruas a nossa luta pela educação, transporte e a luta contra às opressões, mas em nossa principal faixa estava o “Fora Sarney”.
O atraso do estado do maranhão é consequência dessa maldita oligarquia que explora há anos nosso estado, matando, oprimindo negros e negras, quilombolas, indígenas e principalmente trabalhadores do campo. Essa é uma luta histórica a ser protagonizada por uma grande revolta popular que a cada dia ganha mais força, com um sentimento de indignação de ocupar praças simbólicas como é a Pedro II que fica em frente ao Palácio dos Leões, sede do governo do Estado.

“Pra seguir lutando...”

11 de julho nos deixou uma lição muito importante. Precisamos continuar na luta por uma Educação pública de qualidade, por uma saúde de qualidade e digna, por direito a terra, contra as opressões e contra toda exploração.
O recado foi dado à Roseana, não iremos desistir enquanto ela não cair. Nós já nos colocamos à disposição de discutir muito esse tema e de somar forças nas ruas e praças que culmine na derrubada da oligarquia no nosso estado. Desde já convocamos todxs xs estudantes que constroem a Assembleia Nacional de Estudantes – Livre a se fazerem presentes nas próximas atividades como às Assembleias Populares que acontecem aos sábados no centro da cidade, bem como para a Parada gay que acontece nesse domingo. A Anel vai está com o seu bloco na parada deste domingo pra fortalecer a luta contra às opressões e discutir com todxs a saída do Dep. Marco Feliciano da Câmara de Direitos Humanos e Minorias.

#FORASARNEY
Por uma outra política econômica para os trabalhadores e para a juventude!
#FORAFELICIANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário