quarta-feira, 24 de julho de 2013

Todo apoio à ocupação da Câmara Municipal de Vereadores de São Luís.


“Com sonhos e lutas se constrói o futuro”
Por Giovanny Castro, da Executiva Estadual da Anel e do DCE da UFMA

A juventude brasileira tem protagonizado dias de lutas históricos em todo país. No mês de junho foram milhões de jovens e trabalhadores que contestaram a politica econômica do governo do PT e deixaram claro o tamanho da insatisfação do povo brasileiro. Essas mobilizações colocaram uma dinâmica nova aos parlamentos, projetos foram criados e votados, revogações foram feitas, a PEC 37 caiu assim como a “Cura Gay”. Para todos ficou claro que somente a luta e a união da juventude a classe trabalhadora pode mudar a “cara” do Brasil. 
A juventude maranhense entrou no cenário nacional de lutas no mês de junho, levanto dezenas de milhares de estudantes e trabalhadores para as ruas do Centro Histórico, ocupando pontos estratégicos como a Ponte do São Francisco e a Praça Dom Pedro II ao lado do Palácio dos Leões (Sede do Governo Estadual). Após as manifestações houve uma abertura de diálogo por parte da Prefeitura de São Luís, mas pouco se avançou nas pautas de reivindicações, um exemplo é o que se refere ao descaso no transporte publico por que passam todos os dias os estudantes da UFMA e da UEMA, são ônibus cada vez mais precários e uma redução que da frota que não tem o menor fundamento, essa realidade segundo o Prefeito da capital não pode ser solucionado no momento.

Ontem 23/07 foi o dia de dar mais um passo na luta por conquistas concretas, a Comunidade da Vila Apaco (comunidade de que vive desde o mês de fevereiro em barracões sem a mínima infraestrutura básica para condições de sobrevivência em total abandono por parte do poder público) e vários militantes dos movimentos sociais e estudantes ocuparam a Câmara Municipal da capital maranhense, em uma tentativa ousada de garantir que os problemas sejam resolvidos urgentemente. Nós da ANEL estamos presentes, para fortalecer essa luta que é de toda juventude e defender a pauta:

- Da redução da tarifa de transporte, baseado isenção do PIS/COFINS;
          - Do “Passe Livre Já!” para estudantes e trabalhadores desempregados e melhores condições de transporte público, dentre outras.


Em pouco mais de 24h alguns frutos já podem ser colhidos, maquinários foram enviados imediatamente para a Vila Apaco para fazer a terraplanagem do terreno e dar sequência às obras reivindicadas pelos comunitários. Outro exemplo a ser citado foi que a Comunidade Renascer localizada na área metropolitana de São Luís e uma das quase quarenta comunidades que são ameaçadas de despejo e que já tinha um pedido de reintegração de posse marcado para esta semana, na manhã desta quarta feira 24/07 obtivemos a notícia que foi suspensa a ordem de despejo.
 Vitórias que são frutos da forte pressão que vem da Ocupação. Mas precisamos avançar um pouco mais, é preciso garantir a regularização fundiária e o direito a terra para todas essas comunidades. Assim também como é preciso também garantir o Passe Livre para a juventude e para os trabalhadores desempregados. A Assembleia Nacional de Estudantes - Livre não poupará esforços para fortalecer essa luta pelo transporte público de qualidade e pela garantia das condições mínimas de segurança para as comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário