quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia 20 de Novembro, relembrar a história do Negro e continuar a Luta contra o Racismo!

Por Micael Carvalho (Executiva Estadual da ANEL - MA) e
Helena Durans (Mov. Quilombo Raça e Classe)   
   
  Sabemos que hoje, ainda é muito comum vermos casos de racismo dentro das escolas e universidades. A opressão sobre a população negra é histórica e  hoje precisamos lutar para que realmente a juventude negra tenha direito ao futuro.
         No início do segundo semestre de 2012, o Senado aprovou o PLC 180/2008, que torna obrigatória a reserva de 50% das vagas das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) para estudantes que cursaram o ensino médio de forma integral em escolas públicas. No universo desses 50% de vagas reservadas aos alunos das escolas públicas, os estudantes que se declararem negros, pardos e indígenas terão direito a cotas proporcionais à porcentagem demográfica de cada etnia nos estados, de acordo com os dados do IBGE.
         Apesar de significar alguns avanços, esse projeto ainda é bastante limitado, sobretudo, na vinculação que se cria entre cotas sociais e cotas raciais. Logo, devemos entender que as cotas raciais devem ser desvinculadas das sociais, uma vez que, o combate à desigualdade racial não deve ser atrelado apenas às relações socioeconômicas. Os séculos de racismo se somam aos problemas sociais, gerando obstáculos infinitamente superiores à juventude negra.


         É preciso organizar nossa luta na rua fazendo valer os direitos históricos conquistados pelo movimento negro, para que a criminalização do racismo seja de fato exercida, e que declarações e os trotes racistas, entre tantas outras manifestações sejam tratadas como práticas racistas que são. A ANEL sempre esteve na luta contra todas as formas de opressão e, por isso, estamos nas ruas e nas redes sociais denunciando todos os casos de racismo.
           Neste 20 de novembro, queremos relembrar Zumbi dos Palmares, Luiza Mahin, Dandara, Luis Gama, João Candido e todos os heróis negros que resistiram e lutaram pela libertação do nosso povo.
          Reiteramos nosso principio de lutar contra a opressão racista e por isso estaremos presentes lado a lado da periferia na 8ª Marcha da Periferia, dia 22/11 em São Luis. Concentração as 15h na Praça Deodoro. Participe!


     

Assista o vídeo de chamada da Marcha: 
http://www.youtube.com/watch?v=A9T9oOVDM4M

Nenhum comentário:

Postar um comentário