segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Dia 25 de Novembro: seguir na luta contra a violência à mulher!

Por Ana Raíssa e Anne Rodrigues, da Executiva Estadual da ANEL - MA

O dia 25 novembro é marcado como o dia internacional de luta pelo fim da violência contra as mulheres. Nós, estudantes livre da ANEL, temos como uma das principais bandeiras,  a luta contra as opressões: machismo, racismo, homofobia... Opressões essas que limitam as pessoas de viverem em plana liberdade, e exercendo o direito de ser quem elas são e com todos os seus direitos resguardados.
     Sabemos que todos os dias, milhares de mulheres são violentadas em nosso país. Seja por meio de violência física, psicológica, estupros, assédios sexuais e outros, entendemos que o machismo, ideologia ainda bastante presente nas relações sociais, é o principal motivo de tanta violência, que muita vezes é apoiada pela imagem que se vende na mídia da mulher, enquanto mercadoria, troféu.


Recentemente, vimos meninas que tiveram vídeos onde aparecem em relações sexuais expostos e viralizados na internet. O julgo da sociedade trouxe um verdadeiro pesadelo na vida das meninas, a “culpabilização” das vítimas ainda é o mais comum nesses casos, o que explicitam a sociedade machista que vivemos. A opressão que a mulher sofre se exterioriza nos casos de mortes e nos corpos das mulheres, com marcas e principalmente afetando o seu psicológico. Torna-se claro a importância de se combater o machismo e a discriminação de gênero. Infelizmente, muitas meninas e mulheres passaram e passam por essa situação, mas somente após ter ocorrido este tipo de crime com uma atriz famosa, foi sancionada pela presidente Dilma em 2012 uma lei que pune invasões de computadores e divulgação de informações pessoais.
Dentro das escolas e universidade, casos de machismo são recorrentes. Temos acompanhado notícias de trotes machistas, piadas machistas, assédios sexuais e outros casos que devem ser combatidos todos os dias! O enfrentamento se faz necessário, pois não admitiremos que mais mulheres passem por situações de humilhação nas instituições de ensino!
Entende-se que as Universidades e Escolas devem ser lugares de mobilização, de luta contra essa violência à mulher e não apenas mais uns lugares que reproduz o status quo e que contribui para a opressão à mulher ser uma realidade. Portanto, dia 25 de novembro deve ser um dia de manifestação, de protesto e de mobilização da sociedade contra a violência à mulher, devemos lutar pelo fim da opressão e exploração.
 Neste dia de combate a violência a mulher, viemos convidar a todas as mulheres, homens, estudantes a somarem-se a esta luta com a ANEL e o Movimento Mulheres em Luta na Campanha Contra a Violência, que tem se fortalecido em atividades realizadas em todo país, em sindicatos, comunidades, escolas e universidades.
Machistas não passarão!

"NADA CAUSA MAIS HORROR À ORDEM DO QUE MULHERES QUE LUTAM ESONHAM!"



Mesa de Lançamento da Campanha Contra a Violência à Mulher  - 25 de novembro, a partir das 18h na Área de Vivência da UFMA.






Nenhum comentário:

Postar um comentário