terça-feira, 19 de abril de 2011

28 de Abril em São Luís

A CSP-Conlutas, sindicatos filiados e movimentos popular e estudantil conclamam a população de São Luís a sair às ruas no próximo dia 28 de abril (quinta-feira) para protestar contra as péssimas condições de vida e exigir dos governos federal, estadual e municipal, políticas efetivas voltadas para melhoria das condições de vida do povo.

Esse protesto é necessário porque o que temos visto é que todos os governantes, inclusive Lula e Dilma, infelizmente, tem reservado todos os privilégios para seus parceiros: os empresários, fazendeiros, latifundiários, banqueiros, além do capital estrangeiro, que se locupletam do trabalho e suor do nosso povo, ficando cada dia mais ricos. Do outro lado, encontram-se as famílias trabalhadoras, pobres que são submetidas aos baixos salários, a humilhação e a opressão. Enquanto a presidente Dilma aumentou o seu salário em 132% e os deputados em 65%, o salário mínimo foi em 30,00, passando de 510,00 para 545,00. Uma vergonha! Como viver com esse salário e ao mesmo tempo com o aumento de todas as tarifas e impostos, além do aumento absurdo dos preços dos alimentos?

No Maranhão, a situação é muito grave. Um Estado rico, com muitas terras, muitos rios, muitas chuvas e um povo trabalhador e lutador. No entanto, ocupa os últimos lugares em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), quer dizer, o povo maranhense vive muito mal, muitos maranhenses estão condenados a viverem na miséria, 21% saem do Estado em busca de vida melhor. Enquanto isso, desde 1966 está no poder uma oligarquia sanguessuga que se apropria da riqueza do povo maranhense. Estão riquíssimos. Roseana Sarney é a 2ª governadora mais rica do Brasil. Não podemos aceitar essa situação!

No seu 4º mandato, onde prometeu realizar o “melhor governo de sua vida”, porém assistimos grassar todos os tipos de desmandos: Corrupção no INCRA, vergonhosamente dirigentes deste Instituto apropriam-se dos recursos de construção de casas, de escolas, de postos de saúde, roubam o sonho das famílias dos assentamentos. Escândalo da FAPEMA, desviam recursos públicos destinados à Pesquisa Científica para beneficiar seus aliados políticos. Assassinatos e impunidade no campo, a exemplo do quilombola Flaviano Pinto Neto, da comunidade do Charco – São Vicente de Férrer e várias outras comunidades, principalmente na Baixada Maranhense.

Exigimos políticas públicas de qualidade que atendam efetivamente às necessidades do povo maranhense. Continuamos padecendo nos poucos hospitais públicos, mal equipados. Onde estão os 72 hospitais prometidos em campanha? Nossos filhos continuam em escolas precárias, inadequadas e insuficientes e os educadores mal pagos. O que faz a governadora diante da luta legítima, constitucional dos professores que, em greve, reivindicam a valorização do trabalho docente e Educação de Qualidade, salários dignos, aprovação do Estatuto do Educador sem a famigerada avaliação de desempenho? Perseguição, Criminalização nunca vistas antes na história dessa categoria, através sua mídia, da influência que possui no Judiciário, assédio moral vergonhoso nas escolas transformando diretores em “cães de guarda” da governadora, colocando agentes repressores da secretaria de educação para humilhar e perseguir educadores. Isto é inaceitável! Apoiamos a luta dos Educadores e sua justa pauta de reivindicações.

No âmbito de Município o maranhense mais desavisado percebe o caos em que vive a Cidade de São Luís sob comando do político reacionário e corrupto João Castelo. Ruas e avenidas esburacadas, quase intrafegáveis, superlotação dos ônibus, passagem das mais caras do Brasil para uma população em que 70% vivem com menos de 2 salários mínimos. Não é à toa que a população tem feito protestos nos famigerados terminais de integração. Falta de saneamento básico, comunidades inteiras sem acesso à água para suas mínimas necessidades, violência, carestia, falta de segurança, crianças sem escolas como tem denunciado sistematicamente os Conselhos Tutelares.

Basta! O povo maranhense não suporta mais!

Conclamamos as Comunidades, os Educadores, o funcionalismo público federal, estadual e municipal, os operários da construção civil, os metalúrgicos, a juventude, os estudantes, as donas de casa, todos os que sofrem sob os desmandos de Dilma, Roseana Sarney e João Castelo, para juntarem suas vozes num protesto que faça ecoar nossas reivindicações.

Por Saúde, Emprego, Salário Digno, Educação, Terra! Fora Roseana Sarney!

Dia 28 de abril - Concentração às 15 horas, na Praça Deodoro, seguida de caminhada e manifestação em frente ao Palácio dos Leões e Prefeitura de São Luís.

VENHA FAZER VALER SUA VOZ!
UNIDOS SOMOS FORTES!
PARTICIPE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário