segunda-feira, 11 de abril de 2011

Relatoria da Reunião da ANEL-MA (06/04/2011)

Relatoria da Reunião da ANEL – MA (Dia 06/04/11)
Local: sala D102 – CCSo/UFMA

Participaram da reunião estudantes dos cursos – Farmácia, Serviço Social, Economia, Engenharia Elétrica, Medicina, Ciências da Computação, Química Industrial, Filosofia, Comunicação Social da UFMA, UEMA e secundaristas do Liceu Maranhense
Pautas:
I - Informes
II - Apresentação da ANEL
III - 1° Congresso da ANEL

I - Informes:

- CFPMESS e CONESS aconteceu na UFMA de 31 a 03 de abril.
            A ANEL esteve presente, inclusive na comissão organizadora do encontro, com boas intervenções e defendendo pautas a serviço de uma melhor organização das lutas do MESS.
            Foi um importante encontro no que diz respeito ao diálogo com as bases que se mostraram interessadas em conhecer a ANEL.

- de 7 a 10 de abril acontecerá o ERENUT.
            Percebemos a importância da participação da ANEL tanto com intervenções, como no trabalho de base com @s estudantes de nutrição.

- de 20 a 24 de abril acontecerá o ERECOM
            São disponibilizadas vagas no microônibus para interessad@s em participar. Será realizado em Teresina – PI e estudantes que constroem a ANEL-MA são convidad@s a participar e mediar pré-encontros.

- de 30 a 31 de abril aconteceu a SeCa (Semana do Calouro) no campi de Imperatriz – MA
            A comissão organizadora enviou uma carta convite para que alguém da ANEL estivesse presente.
Nelson ( Farmácia-UFMA), da executiva estadual, relatou a boa recepção e os debates e pontuou sobre as culturais que foram dialogadas com os debates.
            Três cursos da UFMA campi ITZ se mostraram dispostos e interessados em tirar delegad@s para o 1º Congresso (Pedagogia, Direito e Comunicação Social). Na UEMA os cursos de História, Química e Biologia também mostraram interesse na articulação.

- dia 08/04 se encerrou a Semana do Calouro na UEMA.
            A ANEL foi convidada para compor a mesa de Movimento Estudantil. A semana é realizada pelo DCE UEMA na gestão “Construindo a transformação”.
            Diante dessa atividade foi marcada pro mesmo dia, a partir das 8:30, panfletagem e divulgação da entidade e do 1° Congresso.

- Diante de um jornalzinho preconceituoso e homofóbico surgido anonimamente nos corredores de Comunicação Social (“Diário de uma caloura”), a ANEL-MA se responsabiliza em fazer uma nota de repúdio tendo em vista que é contra toda e qualquer forma de opressão.

- Nos dias 26 e 27 de abril aconteceu a IV Assembléia da ANEL em Belém PA.
            Cássia, estudante de Desenho Industrial e membro da executiva estadual. observou que há uma grande diferença entre os espaços da UNE e os espaços da ANEL, uma vez que na UNE ela não identificou espaço e realização de um debate qualificado como o que participou na Assembléia da ANEL.
            Através da IV Assembléia pudemos afirmar o caráter democrático e independente da entidade.

- Greve d@s professores
            Com duração de 1 mês e 4 dias (até a data dessa reunião), o que percebemos é a massiva criminalização da greve, através da mídia, pelo Governo do Estado e de entidades estudantis cooptadas por ele.
            O Sindicato já está ameaçado com o pagamento de 50 mil reais de multa por dia de continuação da greve e diante disso a resistência d@s professores está ameaçada com muitas escolas já anunciando a volta ás aulas.
            A ANEL esteve em apoio a greve desde seu início e manifesta sua indignação em relação à repressão do governo sobre @s professores.

II – Apresentação da ANEL.

A  ANEL nasce no Congresso Nacional de Estudantes (CNE) em junho de 2009. Nasce da necessidade de um movimento estudantil combativo e independente frete à cooptação da União Nacional dos Estudantes pelo governo Lula, cooptação esta que engessou as lutas.
Nossa organização se dá pela base construindo as lutas mais imediatas nas escolas e estados e sua organização nacional é para fortalecer as lutas.
Dentre as campanhas defendidas pela ANEL podemos elencar – “Em defesa da qualidade de ensino”, “Contra toda forma de opressão”, “Fora as tropas brasileiras no Haiti”, “Passe livre nacional”, Troque um parlamentar por 344 professores”, dentre outras. A nível de Maranhão estivemos também na V Marcha da Periferia, na Rede de Combates aos Despejos Forçados, na luta pela melhoria dos transportes coletivos e na campanha pelo direito das travestis usarem seu nome social.
Filiada à CSP Conlutas nosso debate está para além dos muros da universidade por entendermos que a nossa luta também é a lutas d@s trabalhadores e que a universidade que defendemos é pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.
Mais informações podemos encontra no blog  da ANEL ou no grupo do yahoogrupos.

III – 1° Congresso Nacional da ANEL

            Na IV Assembléia foram discutidos a programação do encontro, o orçamento, o valor de inscrição, o processo de retirada de delegados e outros pontos importantes para a realização do Congresso.
Propostas encaminhadas para a campanha financeira, nesta reunião:

Pedágios, a rifa do notebook e o “Cine Anel”

Atividades encaminhadas:
Dia 07/04 – quarta feira
Panfletagem no R.U.
Local: UFMA
Horário: a partir das 11h.
Responsaveis:  Allana, Patrícia, Nikson, Cássia, Camila e Nívea.

Dia 08/04 – sexta feira
Panfletagem na UEMA
Horário: a partir das 8:30h
Responsáveis: Sotero, Camila, Nikson, Nelson, Denison, Juan.


Dia 10/04 - domingo
Pedágio “Rumo ao 1° Congresso da ANELl”
Local: Posto Natureza, Turu.
Horário: 08:30h
Quem vai: Lourdimar, Nelson, Cássia, Gil, Rielda, Juan, Helena, Nikson, Gabriel, Sotero, Allana

Dia 13/04 - quarta feira
Panfletagem no Liceu
Horário: 7h (hora da entrada)
Responsáveis: Gabriel, Paty, Helena, Nelson, Ginaldo e Nikson.

Dia 13/04
Ato em BSB (funcionalismo público)
Entrar em contato com Rielda Alves (estudante de Filosofia e da executiva da CSP Conlutas)

PROXIMA REUNIÃO: DIA 15/04 - SEXTA FEIRA
Local: sala D 102 corredor de Serviço Social
Horário: 17:40h

Nenhum comentário:

Postar um comentário