domingo, 10 de abril de 2011

Uma GREVE em defesa da Educação Pública e contra as mentiras do Governo de Roseana Sarney (PMDB/PT)


A educação pública do estado do Maranhão enfrenta a mais importante greve dos últimos anos. Uma greve em defesa da aprovação e implementação do Estatuto do Educador e de mais 21 pontos de uma pauta que objetiva fazer com que a nossa educação pública abandone as últimas posições que tem ocupado no ranking de avaliações nacionais. Mas, ao mesmo tempo, esta é uma greve que enfrenta um governo que gasta milhões mentindo descaradamente para jogar a população contra os trabalhadores da educação. Esses motivos por si só já seriam suficientes para que nenhuma escola estivesse funcionando.

Ministrar ou assistir aulas no atual contexto em nada contribuirá para melhorar a qualidade de ensino, pelo contrário, apenas legitima as mentiras de Roseana Sarney e Olga Simão que só agora se dizem preocupadas com a regularização do calendário escolar de 2011. Em 2010, por exemplo, não houve greve. Então quem desorganizou o calendário? Foi esse governo irresponsável que atrasou o início das aulas em mais de dois meses simplesmente para favorecer a candidatura do então Secretário de Educação e hoje deputado estadual César Pires (DEM). Esquecem também dos 15 dias perdidos na falaciosa e desorganizada formaçãocontinuada ocorrida em outubro doano passado que nos custou o falecimento de uma professora na escola Liceu Maranhense.

Roseana Sarney e Olga Simão mentem quando comparam o salário de um mprofessor com nível médio em início de carreira no Rio Grande do Sul com o salário de um professor com nível superior e mais de 20 anos de carreira do Maranhão. Fazem isso para convencer a população de que o atendimento de nossas reivindicações é absurda e desnecessária, afinal de contas os professores do Maranhão não recebem o
melhor salário do Brasil e os alunos não estudam nas melhores escolas? Ministrar ou assistir aulas nesse contexto significa legitimar essas calúnias.

O governo do Estado tem ainda o cinismo de financiar falsas entidades do movimento estudantil para fazer campanha contra os professores. Perguntamos a você aluno (a): quantas vezes essas mesmas entidades denunciaram o governo do Estado pelo descaso que impera na maioria das escolas? Muitas das quais sem a mínima condição de funcionar, seja por falta de estrutura, seja por falta de professores. Roseana Sarney ataca a educação pública por um lado e alicia entidades estudantis por outro.

Professores e alunos, a vitória da educação pública de qualidade depende de sua
decisão de fortalecer o movimento grevista, já ao governo interessa a sua presença em sala de aula para amparar suas mentiras e enfraquecer a nossa luta.


Acessem o Blog Educação com Lutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário