sexta-feira, 8 de abril de 2011

Anel no ERENUT

No período de 7 a 10 Abril, acontece na UFMA, o XII Encontro Regional dos Estudantes de Nutrição -N/NE (ERENUT) a ANEL preparou um Panfleto Especial para o espaço e aproveitará para apresentar a entidade e o 1º Congresso. 
Vejam o panfleto: 


XIII Encontro Regional de Estudantes de Nutrição


Nós, da Assembléia Nacional de Estudantes – Livre fazemos uma saudação a todas e todos os participantes do XIII Encontro Regional de Estudantes de Nutrição (XIII ERENUT) e reforçamos a importância d@s estudantes da área da saúde se organizarem na perspectiva do movimento estudantil combativo. Este panfleto vem no intuito de dialogar com assuntos onde a juventude precisa ocupar espaço e tomar seu devido lugar...

ANEL na luta contra a MP 520. Em defesa dos HU’s!

O último dia de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 31 de dezembro, foi marcado por um enorme retrocesso para a educação superior e a saúde pública. Uma Medida Provisória – a 520 – foi assinada no “apagar das luzes” e autorizou a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S. A., instrumento que desvincula os Hospitais Universitários das Instituições Federais de Ensino Superior. Apesar de pública, tal empresa implementará uma gestão privada nos Hospitais-Escola brasileiros. A iniciativa pode comprometer não só um atendimento universal e de qualidade nestas unidades, como uma formação completa dos profissionais de saúde. A MP 520 adota a lógica da “produtividade” na gestão dos Hospitais, priorizando o lucro e o cumprimento de metas. 

Assim, a medida representa um ataque à automonia e à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nas universidades, já que a formação nos HU’s estará subordinada à produtividade.


Dia 07 de Abril é o Dia Mundial da Saúde... e nossa saúde vai muito mal. A juventude precisa aliar-se aos trabalhadores e movimentos populares e não deixar a saúde ser desmontada e privatizada.

“A atenção à saúde é direito fundamental de toda a sociedade, e dever do Estado, do Poder Executivo em particular, a prestação de um serviço público de qualidade, gratuito, integral e universal.’’


“Onde houver uma luta para que os famintos possam comer, estaremos lá.”

A inflação dos alimentos voltou. Segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial do consumidor, o índice no ano passado fechou em 5,9%, contra 4,3% em 2009. O que empurrou a inflação para cima foi a alta dos preços dos alimentos - 10% no ano passado, contra 3% em 2009. Os alimentos que mais tiveram alta nos preços foram os da cesta básica, como o arroz, o feijão e além disso, a carne. Isso nos leva a pensar que milhares irão passar fome, porém outros tentarão a buscar por restos de alimentos em lixões e ruas, o que em pouco tempo a população pobre pode vir a apresentar casos de desnutrição. Precisamos permanecer na luta por acesso aos alimentos de boa qualidade!

Venha para o 1º Congresso da ANEL

A ANEL é uma nova entidade surgida nas lutas estudantis, na defesa de uma Educação pública, gratuita e de qualidade e na luta por um mundo melhor, contra toda a forma de exploração e opressão. Entendemos que para isso, é necessário desenvolver e fortalecer uma alternativa independente que se paute e se organize pelo interesses dos estudantes em nosso país. Infelizmente, a UNE se transformou em mais em um Ministério da Juventude do governo do que em uma organização que batalha pelos direitos da juventude brasileira.
Por isso, a ANEL surgiu e em Junho deste ano, vai realizar seu 1° Congresso. Neste espaço, queremos avançar em propostas pra Educação do nosso país, em propostas pra avançar na organização do movimento estudantil brasileiro.

Acesse o blogue do ERENUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário