terça-feira, 6 de março de 2012

Frota de ônibus diminui na UFMA

Por Camila Castro e Nelson Júnior
         Executiva Estadual da Anel

O grande presente que os estudantes da UFMA receberam em seu primeiro dia de aula foi a luta para entrar nos poucos ônibus CAMPUS disponíveis. Uma luta árdua e revoltante.

A verdade é que fomos tod@s surpreendid@s com a notícia no site da UFMA que apenas ilustrou o aperto que passamos para adentrar e sair da Universidade nesta segunda-feira: “A LINHA DE ÔNIBUS CAMPUS FOI REDUZIDA!” (http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=12265)

Em vez do aumento da frota, devido a explosão da quantidade de estudantes que adentram à Universidade Federal do Maranhão, o Prefeito João Castelo (PSDB) não demorou a colocar sua política de benefícios aos empresários do setor de transporte e ao lado do reitor Natalino Salgado fazem vistas grossas à demanda dos estudantes. Essa realidade já é vivida a muito tempo.

Hoje no Campus Universitário do Bacanga temos apenas duas linhas de ônibus que atendem e adentram a universidade. As duas linhas insuficientes de “Campus Integração” e “Campus Centro” expressam a decadência do transporte público na capital São Luís. Enquanto o primeiro anda constantemente lotado, o segundo demora muito tempo para passar. Na área em que fica localizado a universidade existe apenas uma empresa de ônibus que tem que atender diariamente 1/3 da população de São Luís, além de toda a população que trabalha ou estuda naquela área. Observamos cada vez mais uma precarização do transporte público coletivo de uma forma geral e um desrespeito muito grande para com os que dependem dele. A frota do CAMPUS já era insuficiente e agora a situação está insustentável!

Sabemos que quem decide pela redução da frota dos ônibus com certeza não precisa fazer contorcionismo para entrar em ônibus lotados e não tem idéia que contribuem para chegarmos atrasados em sala de aula.

Nos primeiros dias de aula ganhamos esse “presente de grego” e que não é bem vindo! Recebemos de maneira bem clara a expressão do descaso que se tem com os estudantes por parte deste governo, dos empresários do transporte e da reitoria da universidade.  Mas não vamos ficar calados!

Convidamos a tod@s @s estudantes da UFMA para iniciarmos mobilizações no campus para mostrar a Prefeitura de João Castelo do PSDB, para Reitoria de Natalino Salgado, para O DCE da UFMA que está mais silenciado do que nunca e para a empresa de ônibus Taguatur que temos estudantes mais que suficientes na UFMA para dobrarem a frota de ônibus em vez de reduzi-la! E que seus atos pensados não serão “engolidos garganta abaixo.”

Coloquemos nossas pautas de reivindicações no debate sobre educação pública amanhã na Calourada da ANEL a partir das 15h no CCH!

Venha pra luta! Venha fortalecer o movimento estudantil!


Pela Municipalização do Transporte!

Passe livre para a juventude e trabalhadores desempregados!
                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário