segunda-feira, 5 de março de 2012

Sejam Bem Vind@s!!




Nós da Assembléia Nacional de Estudantes – Livre (Anel) saudamos a todos e todas que adentram hoje à Universidade Federal do Maranhão.
Recentemente você que entrou na universidade pelo ENEM (um grande funil de acesso ao ensino superior) pode ter sido um dos estudantes no Brasil afora que enfrentou problemas jurídicos, burocráticos que lhe causaram transtornos.
Esse processo já vem fazendo parte, durante alguns anos, de uma política cheia de problemas do governo federal para o ensino superior. A UFMA é reflexo dessa política. Tais problemas incidem diretamente na vida de um universitário, como a questão “ACESSO x PERMANÊNCIA”.
O Governo Federal (MEC) propagandeia que o acesso dos jovens brasileiros é PRIORIDADE, o que ele se esquece de dizer é que a maioria das instituições de ensino não tem estrutura para atender a demanda cada vez maior de estudantes. Inúmeros são os problemas: faltam professores, salas superlotadas, filas intermináveis no RU...sem contar com as inúmeras obras paradas e com reformas que nunca acabam.
Como se não bastasse isso, recentemente o governo anunciou o corte de R$ 50 bilhões no orçamento, desses, R$ 3 bi é só da educação, numa demonstração de que definitivamente educação não é prioridade mesmo.
Tudo isso pra dizer que são muitos os desafios colocados pra nós, que começa na batalha pra “entrar” na universidade, depois pra entender por que está assim e logo, por nos reconhecer como sujeitos transformadores da realidade em que vivemos.
Dessa forma a ANEL, se apresenta como um instrumento que atua em defesa de uma universidade pública, gratuita e de qualidade e convida tod@s a nos conhecer!


Muito prazer eu sou a ANEL!

Fundada em 14 de Junho de 2009, a partir da votação da ampla maioria dos delegados e delegadas eleitos na base das escolas e universidades para participarem do Congresso Nacional dos Estudantes (CNE), realizado na UFRJ, Rio de Janeiro.
  1. Em 2011 realizou seu primeiro congresso nacional com a participação de cerca de 2000 estudantes. A Anel tem tocando campanhas importantes em todo o país e agrega todos os estudantes que perceberam que a União Nacional dos Estudantes (UNE) jogou sua bela história na “lata do lixo”.

Dentre as recentes campanhas da Anel está a de solidariedade aos moradores de Pinheirinho em São José dos Campos (SP) que foram duramente reprimidos por Geraldo Alckmin (PSDB) e a luta contra toda e qualquer forma de opressão: machismo, racismo e homofobia.
Nós da Anel aqui no Maranhão, preparamos uma recepção calorosa para tod@s vocês conhecerem um pouco mais nossa entidade, suas lutas, princípios e campanhas. Participe das nossas atividades e venha construir um instrumento estudantil que fortalece a cada dia!


PROGRAMAÇÃO DA CALOURADA
Auditório A do CCH UFMA

Dia 06/03 (terça-feira)
15h Mesa: “As políticas educacionais e o financiamento à educação brasileira.” Participantes: Associação dos Professores da UFMA (APRUMA), Representante da Anel Maranhão.


Dia 07/03 (quarta-feira)
15h Mesa: “O Pinheirinho também é aqui: a luta contra a remoção das comunidades no Maranhão.” Participantes: CSP-Conlutas, Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular “Negro Cosme” (NAJUP), Seção de Direitos Humanos da OAB/MA

16:30 Mesa: “A luta contra toda e qualquer forma de opressão: machismo, racismo e homofobia.” Participantes: Representante do movimento LGBT/MA, Quilombo Raça e Classe, Movimento Mulheres em Luta.

19h Atividade Cultural


Conheça a Assembléia Nacional de Estudantes – Livre: www.anelonline.org / www.anelmaranhao.blogspot.com. Facebook: Anel Maranhão.Executiva Estadual: Nelson Júnior: 81179015 / Thamara Layla: 82189120

Nenhum comentário:

Postar um comentário