sexta-feira, 2 de março de 2012

Plenária da Anel Maranhão organiza atividades de início de semestre

   Por Nelson Júnior
   Executiva Estadual da Anel

É com muito entusiasmo e empolgação que os estudantes livres da Anel prepararam as atividades da entidade para o início de semestre nas escolas e universidades em São Luís.
  Depois de realizarem um debate sobre a conjuntura nacional abordando temas como: as políticas educacionais e a entrada de Aloísio Mercadante no Ministério da Educação, as mentiras da mídia e a truculência da polícia na repressão aos moradores de Pinheirinho, além do debate sobre a cartilha LGBT e das finanças da entidade, os estudantes traçaram encaminhamentos para a Anel Maranhão.
  As fala dos estudantes representavam todo apoio e solidariedade aos moradores de Pinheirinho e propuseram construir uma recepção de calour@s com uma programação que possa abranger toda a conjuntura em que vivemos e trazer debates que estão ausentes nas universidades e escolas ludovicenses, debates esses que foram abandonados pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pelas tradicionais entidades do movimento estudantil. Na maioria das falas ficou bem claro que os estudantes fortalecem a Anel por entender que é a única entidade no movimento estudantil onde seus anseios podem está sendo colocados em pauta constante nos seus espaços.
  Com o avançar do debate, a programação da recepção dos calouros da Anel Maranhão que acontecerá no Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA ficou:

06/03
15h: “As políticas educacionais e o financiamento à educação brasileira”
Participantes: Associação dos Professores da UFMA (APRUMA), Executiva da Anel
Logo em seguida: oficinas e atividades culturais


07/03
15h: “O Pinheirinho também é aqui: a luta contra a remoção das comunidades no Maranhão”
Participantes: CSP-Conlutas, Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular “Negro Cosme” (NAJUP), Seção de Direitos Humanos da OAB/MA

16:30 “A luta contra toda e qualquer forma de opressão: machismo, racismo e homofobia”
Participantes: Representante do movimento LGBT/MA, Quilombo Raça e Classe, Movimento Mulheres em Luta

Após a mesa haverá o lançamento da Cartilha LGBT que a Anel produziu. Essa cartilha foi deliberação do Congresso da entidade que aconteceu no Rio de Janeiro. O kit anti-homofobia que foi vetado pela presidente Dilma  por pressão de setores religiosos fez a entidade colocar todo o seu acúmulo na construção desse instrumento para dialogar com toda a comunidade LGBT das escolas e universidades brasileiras.

19h Atividade cultural: Bandas locais, grupos culturais (tambor de crioula, Hip Hop), voz e violão, capoeira, DJ’s

08/03
Durante todo o dia acontecerão atividades na Ilha de São Luís como parte do Dia Internacional da Mulher

  Outro ponto muito importante da plenária foi o debate de finanças apresentado pela companheira Thamara Layla da Executiva Estadual onde retratou e pontou por quais motivos precisamos manter a independência financeira da entidade. Explicou que garantindo essa autonomia teremos nossas resoluções em nossos panfletos e materiais, além de não ter o mesmo trajeto trágico da UNE que passou para o lado do governo, abandonou a luta estudantil e recebe quantias altíssimas para manter seu silêncio.
  Uma das campanhas financeiras prioritárias da Anel Maranhão encaminhada na plenária foi “A Anel ajuda você e você ajuda a Anel”. A entidade irá rifar R$ 50,00 em recargas de créditos no cartão estudantil ou do Restaurante Universitário (ficando a critério do estudante) para ajudar com as despesas cada vez maiores. Além disso, irá fazer o debate e mostrar como o sistema tarifário de transporte fica cada vez mais rico e nossos pais tem cada vez menos grana para recarregar nossos cartões. Fazer esse debate é mais que necessário e apontar os culpados por tais lucros, defender a redução da tarifa de transporte e passe livre para estudantes e desempregados também. Os primeiros pontos já começam a ser vendidos na recepção de calour@s. Adquira já o seu com os militantes da Anel!
  Também foi marcado o primeiro pedágio da entidade para atualizar suas finanças e prestar toda solidariedade aos moradores de Pinheirinho, como forma de contribuir com a campanha de solidariedade nacional da Anel. “Somos Todos Pinheirinho” – Campanha de Solidariedade da Anel Maranhão.       Parte do que for arrecadado será destinado aos moradores que foram expulsos de suas casas e da região onde moravam por truculência de Alckimin. Nos pedágios também serão entregues panfletos mostrando as mentiras e verdades sobre os moradores e os acontecimentos daquela área de São José dos Campos (SP).
  E para dar o ponta-pé inicial, nesta sexta-feira (02/03) faremos uma grande panfletagem na recepção de calouros promovida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em frente ao Colégio Universitário (COLUN) localizado no Campus Universitário do Bacanga.

A última frase dita foi: “vamos fortalecer a Anel e está tod@s presentes amanhã panfletando e agitando nossa entidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário