sexta-feira, 16 de março de 2012

Recepção de Calouros promovida pela Anel agita a UFMA

Aconteceu entre os dias 6 e 8 de março a Calourada da ANEL Maranhão, para além de saudar os estudantes que ingressaram na Universidade Federal do Maranhão, a calourada fomentou debates sobre financiamento à educação, opressão e a luta por moradia, pautando os inúmeros casos de despejos forçados que acontecem em São Luis de forma a se assemelhar ao caso de Pinheirinho.

Financiar a educação pública se faz necessário!

As universidades brasileiras estão cheias de estudantes. Entretanto, o financiamento à educação pública para a construção de mais espaços não aumentou na mesma proporção. O Prof. Vilemar Gomes trouxe elementos das políticas educacionais no Brasil apontando que o governo pensa os projetos, mas de longe tem o compromisso real em financiar à educação. O financiamento também foi colocado em pauta pelo companheiro Nelson Júnior, da Executiva Estadual. A bandeira dos 10% do PIB pra Educação Pública Já for reafirmada e que muito já foi feito, mas precisaremos contar com todos os estudantes nessa campanha.

Somos todos Pinheirinho

Dona Concita - moradora da Pindoba
Com uma mesa intitulada “O Pinheirinho também é aqui: a luta contra a remoção das comunidades no estado do Maranhão” o debate foi marcado por depoimentos dos moradores da região de Paço do Lumiar (município da região metropolitana de São Luís). Dentre os moradores presentes, Dona Concita, grande liderança da comunidade, emocionou a tod@s quando relatou sobre as condições de vida de quem mora na Pindoba, contando que é uma área produtiva de hortaliças, legumes e outros alimentos e que lá vivem centenas de família com crianças. No entanto, convive com o medo, pois fora ameaçada de morte e o despejo é eminente, fruto de especulação imobiliária e dos “grandes empreendimentos” voltados para atender esse setor.
Foi feito um paralelo com a situação do Pinheiro (SJC), colocando a necessidade da luta por moradia e uma reforma urbana que atenda as demandas da classe trabalhadora, reafirmando a solidariedade ao Pinheirinho, e a importância de atuarmos conjuntamente nessa luta. A mesa contou com a participação de Hertz Dias da CSP-Conlutas, Rafael Silva (Seção de Direitos Humanos da OAB/MA) e Glenda Moreira (estudante de direito, NAJUP “Negro Cosme”).

Contra toda forma de opressão!

A ANEL segue na linha de frente no debate sobre as opressões no Movimento Estudantil, aqui na UFMA não foi diferente, trouxemos esse debate e o fizemos com muita clareza e tranquilidade.
A segunda mesa do dia retratou a luta contra as opressões (machismo, racismo e homofobia). Os elementos da luta contra o racismo foram expostos pela professora Claudicéa Durans do Quilombo Raça e Classe, Rielda Alves pelo Movimento Mulheres em Luta colocou em debate a luta contra o machismo.

O principal ponto da mesa foi o lançamento da Cartilha LGBT da Anel feita pela companheira da Executiva Estadual, Camila Castro. O lançamento contou com um vídeo onde retratou algumas lutas e atos importantes do movimento LGBT, como foi o caso do ato no Encontro Nacional de Universitários da Diversidade Sexual (ENUDS) que esse ano aconteceu em Salvador, onde a Assembléia Nacional de Estudantes – Livre se fez presente.

Para finalizar a recepção dos novos ingressantes tivemos uma grande atividade cultural que contou com a participação dos DJ’s do Projeto Sanatorium (estudantes da UFMA) e com a Banda PedeGinja, organizada também por estudantes da UFMA. A cultural também foi regada por muito ponche, diversão e agito.

Além disso, aproveitamos todos os espaços para divulgar nossos materiais, montou-se uma banca de vendas de camisas, botons, marca páginas e a cartilha LGBT. Dessa forma travando um debate financeiro e pontuando sempre, a importância de manter essa independência, que significa também em autonomia política dentro do Movimento Estudantil Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário